Home Notícias Indústria Extractiva TotalEnergies investirá cerca de 4 milhões de dólares em pavimentação de estrada...

TotalEnergies investirá cerca de 4 milhões de dólares em pavimentação de estrada em Cabo Delgado

TotalEnergies investirá cerca de 4 milhões de dólares em pavimentação de estrada em Cabo Delgado

A multinacional francesa TotalEnergies, concessionária da Área 1 da bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, anunciou um investimento de pouco mais de US$ 4 milhões na pavimentação de uma estrada que liga sua instalação à aldeia Senga, em um trecho de cerca de três quilómetros. A iniciativa, inserida na responsabilidade social da empresa, inclui ainda a construção de uma ponte danificada pelas intensas chuvas recentes na região.

A infra-estrutura também contará com valas de drenagem. O lançamento da primeira pedra para o início da empreitada ocorreu na última Segunda-feira em Palma, com a presença do governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, e do Director-geral da TotalEnergies, Maxime Rabilloud.

Além do investimento na estrada, Rabilloud entregou fármacos ao Hospital Distrital para o tratamento de conjuntivite, uma doença que afecta a região. A TotalEnergies também financiou a construção de um edifício para os Serviços Distritais de Infra-estruturas em Mocímboa da Praia, inaugurado na tarde de Segunda-feira, como parte do programa de reconstrução de Cabo Delgado.

Em seu discurso, Rabilloud destacou que, apesar das operações da empresa estarem suspensas, a TotalEnergies continua a apoiar os programas de desenvolvimento de Cabo Delgado, empregando atualmente cerca de seis mil cidadãos nacionais em projectos na área da agricultura e outros.

No projecto de reabilitação da estrada, Rabilloud afirmou que mais 100 nacionais terão oportunidade de emprego. Por sua vez, o governador de Cabo Delgado elogiou a iniciativa da TotalEnergies, destacando que a empresa tem apoiado a população local, mesmo em momentos difíceis.

Em relação às operações de exploração de gás natural, Patrick Pouyanné, presidente executivo da TotalEnergies, afirmou recentemente que a empresa está próxima de retomar as obras. Pouyanné mencionou que estão a mobilizar novamente os empreiteiros e que o último passo é o refinanciamento do projecto, que foi suspenso devido à insurgência na região.

Moçambique possui três projectos de desenvolvimento aprovado para exploração das reservas de gás natural da bacia do Rovuma, classificadas entre as maiores do mundo. No entanto, a insurgência na região tem se intensificado, criando incertezas sobre o futuro desses projectos.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version