Quinta-feira, Julho 18, 2024
spot_img

FNB anuncia novo Presidente do Conselho de Administração

FNB Moçambique nomeou Sérgio Chitará como novo presidente do conselho de administração, sucedendo a John Macaskill. Sérgio Chitará assume um mandato de quatro anos.

Segundo um comunicado da instituição, ao longo da sua carreira, Sérgio Chitará dedicou-se à gestão de entidades como a Vale Moçambique e ao projecto USAID – Speed+, onde se destacou como gestor de sustentabilidade e Country Manager. Foi também responsável pela condução da transmissão de activos da Vale para o novo accionista, a Vulcan Resources.

Formado em Engenharia Florestal pela Universidade Eduardo Mondlane, Sérgio Chitará complementou a sua formação com um MBA pela Bradford University e um mestrado em Tecnologias de Indústrias Florestais pela Bangor University, no Reino Unido.

Para o novo cargo, Chitará manifestou o compromisso de impulsionar a transformação digital do FNB, com foco na excelência dos serviços ao cliente e na promoção da inovação. “Estou entusiasmado por contribuir para o crescimento contínuo do FNB”, afirmou, destacando a importância de responder aos desafios económicos e climáticos globais em colaboração com colaboradores, clientes e accionistas.

O novo presidente do conselho de administração aludiu ao período de “profundas preocupações económicas e geopolíticas globais que estamos a viver, agravadas por uma série de choques climáticos consecutivos, que têm contribuído para um ambiente macroeconómico cada vez mais complexo. Apesar destes desafios, a economia demonstra resiliência, seguindo uma trajectória positiva em direcção ao desenvolvimento sustentável e prosperidade. No contexto actual, o FNB tem mantido um desempenho satisfatório. Estou confiante de que continuaremos a fortalecer a nossa posição enquanto instituição sólida e relevante para nossos clientes, colaboradores e acionistas”, afirmou.

Com uma gestão também centrada nas pessoas, Sérgio Chitará acrescentou acreditar “que uma organização não pode ser bem-sucedida sem profissionais competentes, motivados e engajados, uma equipa que trilha o caminho com uma mesma visão. A nossa estratégia passa também por criar um ambiente de trabalho em que os colaboradores possam ter espaço para criar, inovar e trazer soluções que respondam as necessidades dos nossos Clientes”, concluiu.

Entrevistas Relacionadas

BCI recebe distinção da AMS pelo apoio ao sector de seguros

O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) foi recentemente...

Access Bank lidera iniciativa para promover crescimento económico de Cabo Delgado

O Access Bank Moçambique reforçou o seu compromisso com...

First Capital Bank recebe garantia do IFC para impulsionar operações de Comércio Internacional

International Finance Corporation (IFC), braço do sector privado do...

Prémio de melhor CEO do sector bancário atribuído ao PCE do BCI

Francisco Costa, Presidente da Comissão Executiva (PCE) do BCI,...