Segunda-feira, Julho 14, 2025
spot_img

FNB anuncia novo Presidente do Conselho de Administração

FNB Moçambique nomeou Sérgio Chitará como novo presidente do conselho de administração, sucedendo a John Macaskill. Sérgio Chitará assume um mandato de quatro anos.

Segundo um comunicado da instituição, ao longo da sua carreira, Sérgio Chitará dedicou-se à gestão de entidades como a Vale Moçambique e ao projecto USAID – Speed+, onde se destacou como gestor de sustentabilidade e Country Manager. Foi também responsável pela condução da transmissão de activos da Vale para o novo accionista, a Vulcan Resources.

Formado em Engenharia Florestal pela Universidade Eduardo Mondlane, Sérgio Chitará complementou a sua formação com um MBA pela Bradford University e um mestrado em Tecnologias de Indústrias Florestais pela Bangor University, no Reino Unido.

Para o novo cargo, Chitará manifestou o compromisso de impulsionar a transformação digital do FNB, com foco na excelência dos serviços ao cliente e na promoção da inovação. “Estou entusiasmado por contribuir para o crescimento contínuo do FNB”, afirmou, destacando a importância de responder aos desafios económicos e climáticos globais em colaboração com colaboradores, clientes e accionistas.

O novo presidente do conselho de administração aludiu ao período de “profundas preocupações económicas e geopolíticas globais que estamos a viver, agravadas por uma série de choques climáticos consecutivos, que têm contribuído para um ambiente macroeconómico cada vez mais complexo. Apesar destes desafios, a economia demonstra resiliência, seguindo uma trajectória positiva em direcção ao desenvolvimento sustentável e prosperidade. No contexto actual, o FNB tem mantido um desempenho satisfatório. Estou confiante de que continuaremos a fortalecer a nossa posição enquanto instituição sólida e relevante para nossos clientes, colaboradores e acionistas”, afirmou.

Com uma gestão também centrada nas pessoas, Sérgio Chitará acrescentou acreditar “que uma organização não pode ser bem-sucedida sem profissionais competentes, motivados e engajados, uma equipa que trilha o caminho com uma mesma visão. A nossa estratégia passa também por criar um ambiente de trabalho em que os colaboradores possam ter espaço para criar, inovar e trazer soluções que respondam as necessidades dos nossos Clientes”, concluiu.

Noticias Relacionadas

Lucros da banca moçambicana recuam mais de 20% em 2024, mas sector mantém robustez financeira

Os bancos comerciais que operam em Moçambique registaram, em...

GIFiM intensifica acções de prevenção ao branqueamento de capitais em zonas de risco

O Gabinete de Informação Financeira de Moçambique (GIFiM) está...

UBA Moçambique regista lucros de 969,2 milhões de meticais em 2024, com crescimento de quase 38%

O United Bank for Africa (UBA) obteve em 2024...