Na quarta-feira, 24 de julho, o Presidente da República, Filipe Nyusi, convidou os empresários árabes a continuarem a investir em Moçambique durante o Fórum de Investimento Árabe-Moçambique. O evento teve início hoje e termina na quinta-feira, 25 de julho.
No seu discurso de abertura, Nyusi destacou cinco áreas prioritárias para o investimento, oferecendo várias oportunidades para os empresários árabes.
O Presidente enfatizou a importância dos complexos aeroportuários, tirando partido da situação geoestratégica de Moçambique. Mencionou oportunidades noutros portos, incluindo a recente iniciativa conjunta do Botswana, Moçambique e Zimbabué para a construção do porto Techobanini, que irá satisfazer as necessidades destes países. Nyusi também sublinhou a importância das estradas com portagem nas parcerias público-privadas, destacando a Estrada Nacional Número 1 (N1), que liga todo o país com ramificações para a costa e países do interior. “Acreditamos que há necessidade de começar a pensar numa estrada alternativa que possa facilitar a circulação e aproximar algumas zonas de produção”, disse.
Nyusi destacou a construção da barragem de Mphanda Nkuwa, que é crucial para a produção de energia limpa para o mercado da África Austral. O projeto está em fase de estruturação comercial para viabilização, incluindo a mobilização financeira. Referiu ainda os campos de hidrocarbonetos ainda em fase de pesquisa e o potencial de investimento em energias renováveis, nomeadamente solar, e em recursos minerais estratégicos para a produção de baterias eléctricas.
O fórum, que junta empresários árabes e moçambicanos, prossegue até amanhã, explorando oportunidades de investimento em várias outras áreas, procurando reforçar as relações económicas e promover o desenvolvimento sustentável em Moçambique.