Home Notícias Economia Fundo de Garantira Mutuária vai reduzir taxas de juros bancários no país

Fundo de Garantira Mutuária vai reduzir taxas de juros bancários no país

A criação de um Fundo de Garantia Mutuária vai permitir à banca nacional disponibilizar recursos financeiros para fortalecer a capacidade de investimento a taxas de juros mais acessíveis para Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME's), que actuam nos sectores da agricultura, piscicultura, comercialização e processamento agrícola, turismo e habitação.

A ideia foi defendida pelo Ministro de Economia e Finanças (MEF), Max Tonela, que falava, em Maputo, durante a abertura do workshop, que decorreu na semana passada, sobre o Fundo de Garantia Mutuária, plasmado na medida número 9, do Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE).

A medida visa dar resposta a um dos principais obstáculos para o desenvolvimento das pequenas e médias empresas moçambicanas, e o elevado custo do financiamento.

“O acesso ao crédito resulta no crescimento do sector privado. Este crescimento beneficia a economia, beneficia o país e  automaticamente beneficia os bancos. O Governo assegurou uma linha de crédito no valor de 300 milhões de dólares americanos junto ao Banco Mundial para implementar a medida”, apontou o governante.

Tonela esclareceu que a próxima fase de implementação do fundo é a criação do plano de negócios no “qual é fundamental acomodar todos os aspectos que irão viabilizar o projecto, provendo melhor acesso e taxas de juros a população, mas também uma solução adequada de custo de capital para os bancos para estes efeitos”.

O workshop contou com a presença de diversos representantes de instituições bancárias, pelo que Tonela precisou que os próximos passos consistirão na partilha da versão final do estudo com as contribuições de cada participante.

Disse, igualmente, que continuarão encontros técnicos entre a uma equipa do MEF e com alguns bancos, individualmente, para dar seguimento aos processos de due-dilligence, para “refinar” alguns aspectos da implementação da proposta.

Para além de juntar os bancos comerciais, o encontro contou com a participação da equipa do Banco Mundial e da Bolsa de Valores de Moçambique.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version