Terça-feira, Setembro 10, 2024
spot_img

Garantidos fundos para 400 mil novas ligações

O Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), garante haver fundos para as 400 mil ligações eléctricas até ao fim do ano em curso.

Estas ligações, enquadram-se no programa do Governo denominado, “Energia para todos” e desde o início do ano, até este momento foram efectuadas 63 mil novas ligações. 

Dados do MIREME, não se refere aos custos envolvidos neste trabalho, mas considera que a materialização da meta para este ano é um passo importante para o alcance dos objetivos traçados pelo Governo.

Indicou que, na para acelerar a electrificação, contribui, entre várias medidas, a eliminação desde os finais do ano passado da taxa da cobrança aos requerentes de novas ligações domésticas de rede nacional.

Conforme foi explicado  na altura, com a retirada da taxa de ligação eléctrica, eliminou-se uma da maiores barreiras no acesso a electricidade pela maior parte da população moçambicana, o que também trouxe benefícios econômicos imediatos na renda familiar por via da poupança de cerca  de três mil meticais que eram cobrados para ter ligação de energia.

A Iniciativa abriu também espaço para que até 2024 pelo menos dois milhões de novas ligações (beneficiando mais de 10 milhões de pessoas) sejam feitas e cobrindo todas as sedes dos postos administrativos, num investimento de cerca de 500 milhões de dólares do Governo e parceiros.

No mesmo âmbito, espera-se que a taxa de cobertura elétrica saia dos atuais 34 para 64 por cento até 2024.

O Programa Nacional de Energia para todos até 2030 foi lançado no dia 12 de Novembro de 2018, pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi.

O mesmo é financiado pelo Banco Mundial e tem como meta assegurar o Acesso Universal de Energia, através de uma abordagem tecnicamente viável e financeiramente sustentável.

Entrevistas Relacionadas

MultiChoice lidera iniciativa contra pirataria digital e recebe reconhecimento global

Só no ano passado, 2023, foram eliminados cerca de...

Branqueamento de capitais: Moçambique poderá sair da lista cinzenta em Outubro próximo

Moçambique prevê sair da lista cinzenta até Outubro próximo...

HOLLARD renova apoio à Pesquisa Nacional de Benefícios e Gestão do Capital Humano

A Hollard Health reafirma o seu compromisso com a...

Desempenho do Mercado Bolsista

No período de 10 de junho a 12 de...