Sexta-feira, Dezembro 13, 2024
spot_img

Goldman Sachs Asset Management investe na Constructel Visabeira

A Constructel Visabeira SA, uma subsidiária da multinacional portuguesa e holding multi-sectorial Grupo Visabeira, SA, anunciou esta segunda-feira que assinou um acordo de investimento de 200 milhões de euros com a Goldman Sachs Asset Management, em troca de uma participação minoritária. As receitas do investimento serão utilizadas principalmente para acelerar o crescimento orgânico e inorgânico através de aquisições, apoiando ao mesmo tempo a estratégia de expansão da empresa.

A Constructel Visabeira é um fornecedor de serviços líder nos sectores das telecomunicações e energia, com mais de 40 anos de experiência. A empresa tem um know-how diferenciado na concepção, engenharia, construção, manutenção e operação de infra-estruturas de rede. As competências integradas da Constructel Visabeira e a vasta gama de soluções adaptadas posicionam a empresa como líder de mercado e parceiro ideal para os operadores. A empresa tem presença em Portugal, França, Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Itália, Espanha e Estados Unidos da América.

A migração contínua para a tecnologia de fibra óptica, bem como um maior enfoque por parte dos operadores na implantação de redes 5G, soluções IoT (Internet das Coisas), centros de dados e a evolução das infra-estruturas de redes de electricidade e gás irão impulsionar uma procura adicional de serviços da Constructel Visabeira nos principais mercados alvo. Para apoiar esta próxima fase de crescimento, o Grupo Visabeira optou por uma parceria com um investidor internacional de renome, mantendo ao mesmo tempo a sua independência.

Nuno Terras Marques, CEO da Constructel Visabeira e do Grupo Visabeira, afirmou: “A Goldman Sachs tornou-se rapidamente o parceiro ideal para nós. O seu alinhamento com os nossos objectivos estratégicos, a vastidão da sua plataforma internacional e a experiência no sector permitir-nos-ão realizar todo o nosso potencial”.

A equipa da Goldman Sachs Asset Management, liderada por Michele Titi-Cappelli, José Barreto, e Mihir Lal, comentou: “O Constructel Visabeira está na vanguarda das macro-tendências da transição digital, bem como da actual modernização das infra-estruturas energéticas e do investimento em energias. Ficámos impressionados com a visão, capacidade de execução e inovação da equipa de gestão da Constructel e estamos muito entusiasmados por apoiar um líder da indústria, sob a liderança de Nuno Terras Marques, nesta fase crítica de aceleração da sua trajectória de crescimento”.

A Alvarium e a Nau Securities actuaram como consultores financeiros, a Ernst & Young prestou consultoria financeira e fiscal e a Vieira de Almeida & Associados prestou consultoria jurídica à Constructel Visabeira. Oliver Wyman, Linklaters e Deloitte LLP apoiaram a Goldman Sachs na transacção.

A transacção prossegue com as habituais aprovações regulamentares em matéria de concorrência e investimento estrangeiro.

Sobre o Grupo Visabeira:

O Grupo Visabeira é uma holding multinacional e multi-sectorial que opera nos sectores das telecomunicações, energia, tecnologia, construção, indústria, imobiliária e turismo. Fundado há mais de 40 anos, o grupo está presente em 16 países, operando em toda a Europa, África e Estados Unidos da América, e comercializa os seus produtos e serviços em mais de 116 nações.

Sobre a Constructel Visabeira:

A Constructel Visabeira, uma filial do Grupo Visabeira, com sede em Portugal, é um dos principais actores nos sectores europeus de telecomunicações e energia. No segmento das telecomunicações, é especializada em engenharia de redes, incluindo concepção, planeamento, concepção, instalação, construção e manutenção de redes fixas e móveis, bem como redes de nova geração, infra-estruturas informáticas, centros de dados e soluções IoT (Internet das Coisas) para cidades inteligentes. A área de negócios da energia abrange a engenharia, construção, instalação, operação e manutenção de infra-estruturas de rede no sector da energia e das energias renováveis, estabelecendo-se como um actor global no sector. A Constructel Visabeira opera na Europa (Portugal, França, Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Bélgica, Itália, Espanha) e nos Estados Unidos da América. Actualmente, a empresa emprega mais de 5.000 pessoas e espera atingir, em 2021, um volume de negócios de mais de 800 milhões de euros.

Sobre a Goldman Sachs Asset Management Private Equity:

Abrangendo investimentos tradicionais e alternativos, a Goldman Sachs Asset Management oferece aos seus clientes em todo o mundo uma parceria dedicada centrada no desempenho a longo prazo. Como área de investimento líder dentro da Goldman Sachs, fornece serviços de investimento e aconselhamento a instituições líderes mundiais, consultores financeiros e investidores únicos, a partir de uma rede global profundamente ligada e com pessoal especializado com uma vasta gama de conhecimentos, em todas as regiões e mercados, com mais de 2 biliões de dólares em activos sob gestão em todo o mundo, a partir de 30 de Setembro de 2021. Impulsionados pela paixão dos nossos clientes pelo desempenho, procuramos construir relações a longo prazo baseadas em convicção, resultados sustentáveis e sucesso partilhado ao longo do tempo. A Goldman Sachs Asset Management investe em todo o espectro de produtos de investimento alternativos, incluindo participações privadas, capital de crescimento, empréstimos, bens imobiliários e infra-estruturas. O ramo de private equity da Goldman Sachs Asset Management investiu mais de 75 mil milhões de dólares desde a sua fundação em 1986. Combinamos a nossa rede global de contactos, uma visão única dos mercados, indústrias e regiões, e os recursos mundiais da Goldman Sachs para desenvolver negócios e acelerar a criação de valor em todas as nossas carteiras.

Noticias Relacionadas

Aprovada a moeda comemorativa do 45.º aniversário do Metical

O Governo aprovou, esta terça-feira (10), o Decreto que...

Estimativas de crescimento do PIB para 2024 e 2025 reduzidas

A Oxford Economics reduziu as previsões de crescimento económico...

Estímulo à Economia: Redução da Taxa MIMO terá efeitos limitados

A recente redução da Taxa de Juro de Política...

Escassez de Divisas em Moçambique: Indisponibilidade ou problema de acesso?

Por: Egas Daniel A escassez de divisas no mercado moçambicano...