Wednesday, September 16, 2026
spot_img

Gorongosa vai duplicar produção do café

A informação foi avançada pelo administrador do Parque Nacional de Gorongosa (PNG), Pedro Muagura, à margem da Conferência Distrital de Divulgação de Potencialidades de Resiliência Climática e Atracção de Investimentos para a Conservação do Meio Ambiente.

De acordo com o gestor, citado pelo “domingo”, antes a produção deste produto estava praticamente reduzida ao posto administrativo de Canda, permanecendo a vontade de avançar, por exemplo, na comunidade de Satungira, mas com o clima de insegurança, tal não se mostrava viável.

“Em termos de colheitas estávamos na ordem de cinco toneladas em cada seis meses. Podemos prever um incremento até 10 ou 15 toneladas. Não queremos quantificar agora, como sabem existem solos que não são muito bons, mas não podemos estar abaixo de 15 toneladas de café processado”, disse Muagura.

Muagura sabe que o mercado está apetecível para a compra do café nacional, até porque o país acabou de aderir à Organização Internacional do Café e 11 marcas do produto, incluindo o café de Gorongosa, estão na lista das exportações.

O encerramento da unidade militar aconteceu no âmbito do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos ex-combatentes do maior partido de oposição em Moçambique.

 

Noticias Relacionadas

ExxonMobil contrata duas empresas moçambicanas para operações da Área 4

A ExxonMobil, em representação da Mozambique Rovuma Venture (MRV),...

EMOSE e FFH integram seguros nos projectos de habitação

A Empresa Moçambicana de Seguros (EMOSE) e o Fundo...

Robustez Empresarial sobe um ponto apesar da ligeira melhoria do ambiente macroeconómico

O presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique...

INCM aponta melhorias na qualidade das chamadas e falhas na disponibilidade das redes

A qualidade dos serviços móveis em Moçambique registou avanços...