Segunda-feira, Maio 20, 2024
spot_img

Governo canalizou 77 milhões de meticais em 2023 Para as comunidades afectadas pela exploração mineira

Dados divulgados pelo Ministério da Economia e Finanças, revelam que o governo transferiu cerca de  77 milhões de meticais para as comunidades afectadas pela exploração mineira. De acordo com o documento divulgado pelo Ministério da Economia e Finanças, a transferência enquadra-se na Lei n.º 29/2022 de 30 de Dezembro, que aprovou o Orçamento do Estado (OE) para o ano de 2023.

Segundo o relatório de balanço do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado de 2023, a transacção representa uma execução de 100% do previsto, salientando que em termos comparativos, em 2022, apenas foram canalizados 44 milhões de meticais, verificando-se um aumento de 25 milhões de meticais.

“Das comunidades beneficiadas, o destaque vai para as residentes nos distritos de Moatize (Benga) e Marara (Kachembe), na província de Tete, que receberam 15,3 milhões de meticais e 2,8 milhões de meticais cada uma, sendo que as receitas resultam da exploração do carvão mineral”, destaca.

Em Cabo Delgado, a comunidade de Namanhumbir, no distrito de Montepuez, recebeu 22,6 milhões de meticais, de um conjunto de receitas proveniente da extracção de rubi, grafite e vanádio.

Além das referidas comunidades, o Governo transferiu para a província de Inhambane 13,3 milhões de meticais, dos quais 6 milhões para Maimelane, em Inhassoro, e 7 milhões para Pande, no distrito de Govuro. Estas receitas resultam da exploração do gás natural.

As províncias de Nampula, Zambézia e Manica foram as que menos recursos receberam em 2023, tendo os valores atingido 8,2 milhões, 6,2 milhões e 1,3 milhão de meticais, respectivamente.

Entrevistas Relacionadas

PR destaca o papel do fundo soberano na gestão das receitas do gás

O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, reiterou...

Eni reduziu 40% das emissões líquidas no sector de Upstream em 2023

Em comunicado divulgado em 15 de Maio de 2024,...

Dívida da ENH em Projectos de Gás Pode impactar negativamente as finanças do país, adverte Estudo do CIP

Em estudo recente do Centro de Integridade Pública (CIP)...

Estudo revela potencial de gás natural na Bacia de Maniamba em Niassa

Um grupo de cientistas está estudando o potencial energético...