Quinta-feira, Julho 18, 2024
spot_img

Governo cria fundo de 68,2 milhões de dólares para financiamento de MPME

Esta semana, o Governo anunciou a criação do Fundo de Garantia Mutuária, destinado a facilitar o acesso ao crédito para Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) em Moçambique. O fundo, dotado de 4,4 mil milhões de meticais (equivalente a 68,2 milhões de dólares), tem como objectivo principal oferecer garantias e contragarantias para empréstimos contraídos por essas empresas junto à banca nacional, visando taxas de juro mais acessíveis.

Segundo o decreto do Conselho de Ministros, publicado pela Lusa, o fundo será supervisionado pelo Banco de Moçambique e contará com parcerias estratégicas para garantir sua sustentabilidade e ampliar a oferta de apoio financeiro às MPME. O documento também enfatiza a disseminação de instrumentos legais que promovam melhorias no acesso ao financiamento para esse segmento crucial da economia.

O ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, destacou a importância do fundo para fortalecer a capacidade de investimento das MPME nos sectores agrícola, piscicultura, comercialização e processamento agrícola, turismo e habitação. Ele ressaltou que o acesso facilitado ao crédito contribui directamente para o crescimento do sector privado e, consequentemente, para o desenvolvimento económico do país.

Entrevistas Relacionadas

Empresários defendem ajustes no PAE para impulsionar economia moçambicana

O Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE) foi...

Veja as implicações dos novos acordos de dívidas ocultas para Moçambique

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revelou nesta Quarta-feira (17)...

FMI ajusta a previsão do crescimento da economia mundial para 3,3% em 2025

O Fundo Monetário Internacional (FMI) ajustou ligeiramente para cima...

BdM: Dinheiro a circular aumenta para 62,7 Mil Milhões de Meticais em Maio

O dinheiro físico a circular em Moçambique aumentou 8,5% em...