Terça-feira, Outubro 22, 2024
spot_img

Governo cria fundo de 68,2 milhões de dólares para financiamento de MPME

Esta semana, o Governo anunciou a criação do Fundo de Garantia Mutuária, destinado a facilitar o acesso ao crédito para Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) em Moçambique. O fundo, dotado de 4,4 mil milhões de meticais (equivalente a 68,2 milhões de dólares), tem como objectivo principal oferecer garantias e contragarantias para empréstimos contraídos por essas empresas junto à banca nacional, visando taxas de juro mais acessíveis.

Segundo o decreto do Conselho de Ministros, publicado pela Lusa, o fundo será supervisionado pelo Banco de Moçambique e contará com parcerias estratégicas para garantir sua sustentabilidade e ampliar a oferta de apoio financeiro às MPME. O documento também enfatiza a disseminação de instrumentos legais que promovam melhorias no acesso ao financiamento para esse segmento crucial da economia.

O ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, destacou a importância do fundo para fortalecer a capacidade de investimento das MPME nos sectores agrícola, piscicultura, comercialização e processamento agrícola, turismo e habitação. Ele ressaltou que o acesso facilitado ao crédito contribui directamente para o crescimento do sector privado e, consequentemente, para o desenvolvimento económico do país.

Entrevistas Relacionadas

Moçambique consolida posição no comércio africano com 3.º Lugar no ATB

Moçambique subiu para a 3.ª posição no mais recente...

Moçambique coloca 82 ME em Obrigações do Tesouro via bolsa

Moçambique colocou esta semana 5.727 milhões de meticais (82...

BdM fixa em 30 milhões de meticais capital social mínimo para fundo de garantias

O Banco de Moçambique estabeleceu o capital social mínimo...

PMI mantém-se positivo em setembro pelo quinto mês consecutivo

De acordo com o Standard Bank, que efectuou o...