Terça-feira, Maio 21, 2024
spot_img

Governo e parceiros vão investir 290 milhões de dólares na expansão do Porto da Beira

O Governo moçambicano e os seus parceiros pretendem investir 290 milhões de dólares, nos próximos 15 anos, na expansão e modernização do Porto da Beira, que opera no regime de concessão.

De acordo com o ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, que falava num evento que assinalou os 25 anos da concessão dos terminais de carga da Beira à empresa holandesa Cornelder, o governo aprovou o plano de negócios portuário a ser implementado, tendo em conta as condições de mercado.

Como resultado destes investimentos, disse o ministro, o porto vai melhorar a sua capacidade de movimentação de contentores, de 300 mil para 700 mil por ano.

O ministro desafiou a Cornelder a avançar com os investimentos previstos para movimentar um milhão de contentores por ano.

Acrescentou que estes investimentos podem acelerar o crescimento socioeconómico na região central do país, melhorando o papel do condado como um centro logístico na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Em 2018, o governo aprovou a prorrogação da concessão do porto por mais 15 anos. “Depois de 25 anos, vimos o trabalho profissional realizado pela Cornelder. A empresa sabe como seguir os planos do governo para transformar o porto num líder regional”, esclareceu Magala.

O Porto da Beira é um importante ponto de importação e exportação de mercadorias, dinamizando a economia local e dos países vizinhos.

Entrevistas Relacionadas

Delegações de 12 países participam na conferência empresarial CASP em Maputo

Empresários moçambicanos e estrangeiros reúnem-se desde a quarta-feira, em...

Receitas do Estado alcançaram 73 mil milhões de meticais no primeiro trimestre

As receitas correntes do Estado atingiram um aumento significativo...

Fundo Soberano já conta com 94 milhões de dólares

Estado aplica 94,2 milhões de dólares de receitas de...

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...