Sábado, Dezembro 14, 2024
spot_img

Governo implementa medidas para impulsionar economia, mas sector mineiro requer atenção específica

Em 2022, o Governo lançou o Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE) com o objectivo de aprimorar o ambiente de negócios, visando reduzir a burocracia e aumentar a eficiência económica. Apesar dos esforços, iniciativas adicionais são necessárias para fortalecer o setor mineiro, conforme destacado pelo Conselho de Ministros de Moçambique (CMM), que instou à inclusão da indústria mineira em futuros pacotes económicos, reconhecendo a importância de abordar os desafios específicos enfrentados pelo setor.

Embora as empresas mineiras tenham recebido positivamente os esforços do Governo para melhorar o ambiente empresarial, persistem preocupações quanto à implementação de certas medidas. Por exemplo, o decreto de preços de referência para as exportações de recursos naturais, introduzido em 2023, gerou controvérsias. Nesse sentido, a CMM ressaltou a necessidade de um cadastro mineiro mais eficiente e a resolução de questões fiscais, como os reembolsos do imposto sobre o valor acrescentado e os estrangulamentos dos preços de referência.

“Melhorias no cadastro mineiro do Instituto Nacional de Minas (INAMI) são essenciais para agilizar os processos de pedido de licenças, reduzir as taxas e simplificar as aprovações de transferência de ações”, enfatizou Geert Klok, referindo-se à urgência de medidas para impulsionar o setor mineiro e maximizar seu potencial contributivo para a economia nacional.

Noticias Relacionadas

Syrah declara força maior para mina de grafite em Moçambique

As acções da Syrah Resources Ltd. despencaram após a...

Conheça as principais empresas de mineração de grafite em Moçambique

Conheça as principais empresas de mineração de grafite em...

Nacala Logistics e Cimentos de Moçambique firmam parceria estratégica para transporte de carvão

No final de Novembro, a Nacala Logistics e a...

O Gigante de areias minerais que posiciona Moçambique no cenário global

Sabia que Moçambique é responsável por 7% da produção...