Tuesday, June 16, 2026
spot_img

Governo regula gabinete de recuperação de activos

O Governo moçambicano aprovou, nesta terça-feira, em Conselho de Ministros, o decreto que regula as actividades do Gabinete Central de Recuperação de Activos e respectivas delegações provinciais, órgãos que se espera venham dar impulso ao combate à corrupção no país.

De acordo com o porta-voz do Conselho de Ministros, Inocêncio Impissa, o gabinete vai ter composição multi-sectorial, subordinando-se ao Ministério Público, com atribuições de investigar, rastrear, apreender e recuperar activos que podem ser  instrumentos, produtos e vantagens de qualquer natureza, relacionados com a prática de actividade ilícita ou criminosa a nível interno e internacional.

O decreto aprovado tem em vista a materialização da lei 13/2020, de 23 de Dezembro que estabelece o regime jurídico especial de perda de bens e recuperação de activos, incluindo património que já estivesse na esfera do arguido cinco anos antes da acusação.

Noticias Relacionadas

Moçambicanos esperam maior rigor na gestão dos recursos naturais, indica o último inquérito do Afrobarometer

A maioria dos Moçambicanos está insatisfeita com a forma...

MTN BUSHFIRE: O Maior Festival Multicultural de África Regressa de 29 a 31 de Maio em Eswatini

O MTN Bushfire regressa ao icónico House on Fire,...

TRAC quer continuar a gerir EN4 além de 2028

A Trans African Concession (TRAC), concessionária sul-africana da Estrada Nacional...

Radjha Ally e KA-TEMBE CONNEXION representam Moçambique no MTN Bushfire Festival 2026

Todos os anos, a cultura e o talento moçambicanos...