Home Notícias Economia Grupo chinês Huaxin Cement assume controlo da Cimentos de Moçambique

Grupo chinês Huaxin Cement assume controlo da Cimentos de Moçambique

A Cimentos de Moçambique (CM) passa a ser controlada pelo grupo chinês Huaxin Cement, em virtude de aquisição de 100 por cento das acções detidas pela InterCement, que actuava através da Nepal Portland Cement Company (NPC).

De acordo com um comunicado da Autoridade Reguladora da Concorrência (ARC) de Moçambique, o principal interveniente nesta transacção é a Huaxin Hong Kong, uma subsidiária integralmente detida pela Huaxin, registada em Hong Kong mas constituída na China.

Possui 300 filiais em dez províncias e cidades chinesas e em nove outros países, nomeadamente Tajiquistão, Quirguistão, Uzbequistão, Camboja, Nepal, Tanzânia, Zâmbia, Malawi e Omã, onde opera nos mercados de produção e comercialização de cimento.

A NPC detém participações em empresas sul-africanas e moçambicanas, nomeadamente a InterCement South Africa Proprietary Limited (na África do Sul) e a Cimentos de Moçambique no território nacional.

Estabelecida na África do Sul, a NPC é propriedade de uma holding (InterCement Trading Inversions) constituída sob as leis da Espanha.

A CM foi criada durante o regime colonial português em 1924. Após a independência de Moçambique, em 1975, tornou-se uma empresa estatal. Na onda de privatizações do final dos anos 1980, a CM foi comprada pela gigante cimenteira portuguesa Cimpor.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version