Projecto Mpanda Nkuwa ao rubro

Este montante é correspondente à comparticipação da EDM, em cumprimento do previsto no artigo sétimo, número um, do Diploma Ministerial número 18/2019, de 7 de Fevereiro (“Mútuo”), e deve ser reembolsável até ao fecho financeiro do projecto.

Os custos de desenvolvimento do empreendimento suportados pela EDM e pela HCB, empresas mandatadas pelo Governo para desenvolver e implementar o projecto da Central Hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa, deverão ser contabilizados como adiantamentos ao capital social das sociedades de objecto específico a serem constituídas para o desenvolvimento da infraestrutura energética.

Este acordo foi rubricado por Tomás Rodrigues Matola, Marcelino Gildo Alberto, Presidentes dos Conselhos de Administração da HCB e EDM, respectivamente.

A cerimónia, que decorreu na cidade de Lichinga, província do Niassa, aconteceu no âmbito Oitavo Conselho Coordenador do Ministério dos Recursos Minerais e Energia.

O projecto Mpanda Nkuwa vai dar lugar à construção de uma central hidroelétrica localizada no rio Zambeze, no distrito de Marara, província de Tete. A central ficará a 60 quilómetros a jusante da barragem de Cahora Bassa e a 70 quilómetros a montante da cidade de Tete.

Relacionado  IMOPETRO Lança Concurso Internacional Para Novo Fornecedor de Combustíveis 

Será também construído um sistema de transmissão compreendendo 1.300 quilómetros da linha de transmissão de alta tensão contínua de 550kV. Espera-se que o projecto Mphanda Nkuwa alcance o encerramento financeiro no final de 2024 e a entrada em funcionamento para 2031.

FONTERedação/Club of Mozambique/AFDB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui