Cidadãos, empresas e instituições, que entraram na sociedade na última oferta pública de venda de acções da Hidroeléctrica de Cahora-Bassa (HCB), receberão seus dividendos no dia 14 de Junho. Em comunicado divulgado, a empresa diz tratar-se de cerca de 150 milhões de meticais para pagar aos accionistas da série B.
A nota revela que os dividendos são relativos ao exercício económico de 2020, aprovado em Assembleia Geral realizada a 30 de Abril último, com o valor de 0,111 meticais por acção, o que representa um incremento de 73,6% em relação aos dividendos pagos no ano passado.
O comunicado esclarece ainda que os dividendos em questão estão sujeitos a uma taxa liberatória de 10%, em sede do imposto sobre o rendimento de pessoas singulares (IRPS), e impostos de rendimento de pessoas colectivas (IRPC) e outros encargos eventualmente cobrados pelos bancos.
O pagamento dos dividendos de 2020 decorre da aprovação da aplicação dos resultados no montante de 9,8 mil milhões de meticais, dos quais 40% foram destinados às reservas livres, 30% às reservas de lucros a realizar e 30% aos dividendos, indica a nota.
O documento explica que a partir do dia 15 de Junho, todos accionistas poderão confirmar o recebimento dos dividendos nas instituições bancárias onde as acções se encontram depositadas na conta do titular.