google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Sábado, Julho 5, 2025
spot_img

IGEPE procura consultores para auditarem contas de 2020 a 2023 em empresas participadas pelo Estado

Para o efeito, o IGEPE lançou um concurso para contratar uma empresa especializada em auditoria, com vista à análise dos relatórios e demonstrações financeiras consolidadas do Sector Empresarial do Estado.

Conforme se pode perceber dos termos da licitação para auditoria ao SEE, o IGEPE pretende que sejam identificadas “eventuais fraquezas no processo de consolidação das contas do Sector Empresarial do Estado” e produzidas “recomendações visando à sua melhoria”.

O IGEPE explica que a participação no concurso estará restrita a uma lista curta que será aprovada pela entidade contratante, em que serão seleccionados um mínimo de três e um máximo de seis consultores para o mesmo objecto a ser contratado.

As empresas participadas maioritariamente são o Banco Nacional de Investimento, Silos e Terminal Graneleiro da Matola, Transmarítima, Sementes de Moçambique, Sociedade Moçambicana de Medicamentos, Monte Binga, Sociedade do Notícias, Sociedade de Gestão Imobiliária, Linhas Aéreas de Moçambique.

Neste grupo de empresas também estão o Complexo Agro-Indústrial de Chókwe, HCB, TMCEL, Empresa Moçambicana de Exploração Mineira, Petromoc, EMOPESCA, EMOSE, Empresa Moçambicana de Importação e Exportação de Medicamentos e Companhia do Pipeline Moçambique Zimbabwe e, mais recentemente, a Bolsa de Valores de Moçambique (BVM).

As empresas participadas de forma minoritária são a Açucareira de Moçambique, Açucareiro de Xinavane, Autogás, Carteira Móvel, Cervejas de Moçambique, Coca-Cola Moçambique, Companhia de Sena, Companhia Moçambicana de Gasoduto, GAPI, Hotel Cardoso, Indústria Florestal de Manica, MEXTUR, Millennium Bim, Moçambique Previmente, Mogás, Mozal, Emeritus Resseguros, Norsad Finance, Sociedade Malondae e a Teledata.

 

Noticias Relacionadas

Moçambique entre os 10 países africanos com maior melhoria no Saldo Orçamental em 2025

Moçambique integra a lista das dez economias africanas que...

IDE em África cresce 75% e atinge novo recorde

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em África registou um...

Petromoc vende 20% de capital social a I2A

A empresa Petróleos de Moçambique (Petromoc) está autorizada a...

Liberalização gradual da conta capital deverá atrair mais de 88 mil milhões de meticais em divisas em 2025

Ministra Carla Louveira defende liberalização da conta capital...