Sábado, Maio 4, 2024
spot_img

Inaugurado troço Roma-Negomano na estrada que liga Moçambique e  Tanzânia

A cerimónia da inauguração foi dirigida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, que se encontra de visita à província do norte do país. Trata-se de uma via que parte do posto administrativo de Negomano, na fronteira com a Tanzânia até a localidade de Roma.

A infraestrutra tem uma extensão de 70 quilómetros, tendo beneficiado de obras de asfaltagem para facilitar a circulação de pessoas e bens e teve um financiamento de cerca de 40.6 milhões de dólares, num financiamento do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

A asfaltagem dos 70 quilómetros, cuja pedra para o arranque das obras foi lançada pelo Presidente da República, em Outubro de 2018, estava inserida na primeira fase do projecto de asfaltagem dos 170 quilómetros de Mueda à ponta da Unidade.

Neste momento, ainda restam 100 quilómetros, partindo da comunidade de Roma à vila autárquica de Mueda, cuja transitabilidade é um tanto desafiador e está a afectar negativamente os utentes da rodovia.

A Tanzânia e Moçambique comungam relações económicas importantes para o desenvolvimento dos dois lados territoriais. Além de partilharem fronteiras a nível terrestre, os dois países têm em comúm a Bacia da Rovuma, onde do lado de cada um estão a ser desenvolvidos projectos de Gás Natural Liquefeito.

 

Entrevistas Relacionadas

Governo apresenta estratégias para acelerar a transição energética

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias,...

Mulheres moçambicanas reconhecidas por contribuições notáveis em diversas áreas

A cidade de Maputo foi palco do evento Women...

PGR investiga esquemas de desvio de fundos na LAM

A Procuradoria-Geral da República (PGR) de Moçambique está a...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...