O Índice de Inclusão Financeira calculado pelo Banco de Moçambique desceu 1,2 pontos em 2021, devido à redução de locais de acesso a serviços financeiros e à retração provocada pela covid-19, lê-se no relatório.

“OÍndice de Inclusão Financeira (IIF) global calculado pelo Banco de Moçambique (BM) situou-se em 12,76 pontos em 2021, contra os 13,93 pontos registados em 2020”, refere o documento publicado pelo banco central.

“Esta queda resulta, fundamentalmente, da redução dos pontos de acesso (agências bancárias, microbancos e cooperativas de crédito, agentes bancários, máquinas automáticas e pontos de venda), com especial enfoque na cidade de Maputo”.

A queda resulta também “da retração da actividade económica ao longo do período em análise (efeito COVID-19)”, acrescenta o documento. A publicação anual está prevista no âmbito da Estratégia Nacional de Inclusão Financeira (ENIF).

O objectivo da estratégia é “construir uma sociedade financeiramente incluída em Moçambique”, onde por cada mil adultos ainda só há 315 com conta bancária – sendo a cobertura maior ao nível das carteiras móveis: 67% da população adulta tem conta aberta em instituições de moeda eletrónica (totalmente geridas por códigos no telemóvel, mesmo sem Internet).

A Estratégia Nacional de Inclusão Financeira contempla 54 ações que deviam ser executadas entre 2016 e 2022, mas ainda só um terço foi realizado, refere o relatório.

O documento considera prioritária a aprovação de novas regulamentações e licenças no setor (nomeadamente na área das empresas de tecnologias financeiras), bem como “a conclusão da interoperabilidade dos serviços financeiros prestados pelas instituições bancárias através da rede única nacional”.

Por outro lado, é também urgente a realização de um diagnóstico nacional sobre literacia financeira e “a expansão dos níveis de cobertura dos serviços de telefonia móvel”.

“Apesar dos desenvolvimentos notáveis registados ao longo de 2021, persistem os desafios para a melhoria dos níveis de inclusão financeira, sobretudo nas zonas rurais”, sublinha o relatório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui