O índice PMI da actividade empresarial em Moçambique desceu em Março para terreno negativo, pela quarta vez em cinco meses, sinalizando fraca actividade económica, explicou o Standard Bank, que conduz o inquérito divulgado esta Terça-feira, 9 de Abril.
A queda no índice em Março foi atribuída ao corte nos inventários das empresas e aos prazos de entrega mais curtos, que anularam as expansões nas novas encomendas e no emprego. Em Fevereiro, o índice tinha registado um aumento significativo, mas voltou a terreno negativo em Março, reflectindo um declínio no crescimento de novos negócios e uma redução nos volumes de produção das empresas.
Embora o índice PMI de Março indique uma fraca actividade económica no final do primeiro trimestre, alguns sectores, como a agricultura e os serviços em geral, registaram crescimento. O subíndice de expectativas permanece em território positivo, no entanto, fenómenos climáticos, aliado aos atrasos na implementação dos projectos de gás natural liquefeito em Cabo Delgado podem alterar essa avaliação.