Quinta-feira, Outubro 24, 2024
spot_img

Indústria transformadora moçambicana projectada para crescer 3,3% em 2024, impulsionada por sectores de metalurgia e agro-alimentares

O sector da indústria transformadora em Moçambique projecta um crescimento de 3,3% para o ano de 2024, representando um aumento em relação a 2023, que registou um crescimento de 3,2%. Esse crescimento previsto equivale a 144 mil milhões de meticais.

A indústria será impulsionada principalmente pelos sectores de metalurgia e agro-alimentares, com expectativas positivas de crescimento. O Plano Económico e Social e Orçamento do Estado para 2024 aponta que a indústria metalúrgica de base e a indústria alimentar poderão atingir um crescimento notável, com valores projectados de 40,831 milhões de meticais (2,89%) e 39,497 milhões de meticais (3,67%), respectivamente.

Além disso, as indústrias de bebidas e de outros produtos minerais não metálicos também apresentam projecções de crescimento, estimando-se um aumento de 3,18% e 6,68%, correspondendo a 23,369 milhões de meticais e 14,303 milhões de meticais, respectivamente.

O ano de 2024 também prevê a entrada em funcionamento de uma fábrica de produção de açúcar orgânico e álcool gel em Cabo Delgado, bem como o início das operações de uma unidade de processamento de castanha de caju em Massinga, na província de Inhambane.

Apesar das perspectivas positivas, o Ministério da Indústria e Comércio reconhece que a indústria transformadora tem enfrentado desafios, como a subida dos preços dos combustíveis líquidos no mercado internacional, que afectam seu desenvolvimento de forma menos favorável.

Historicamente, a produção da indústria manufactureira em Moçambique tem registado oscilações, com tendência de redução, influenciadas por diversos factores externos. Em 2015, o sector cresceu 9,4%, mas em 2016 esse crescimento reduziu para 6,4%. No entanto, entre 2014 e 2018, houve um crescimento significativo na produção, de 70,8 mil milhões de meticais para 89,4 mil milhões de meticais. Nos três primeiros trimestres de 2023, a produção industrial atingiu o valor de 109,336 milhões de meticais.

Entrevistas Relacionadas

Moçambique inaugura uma das maiores fábricas de cerâmica de África

Moçambique conta desde esta segunda-feira (16) com uma unidade...

Visita da ExxonMobil ao Parque Industrial de Beluluane sinaliza novas oportunidades de crescimento económico

A MozParks teve a honra de receber uma delegação...

APAMO: “Indústria de Açúcar prejudicada por importações ilegais”

A Associação dos Produtores de Açúcar em Moçambique (APAMO)...

Introdução de novos procedimentos dificulta importação de viaturas no País

A vice-presidente da Associação dos Importadores e Distribuição Automóvel...