Com efeito, o Instituto Nacional de Petróleos de Moçambique (INP) , apelou, recentemente, aos investidores a regressarem à província e continuarem com o desenvolvimento dos projectos que teriam sido interrompidos, devido à instabilidade na região.

A entidade pronunciou-se destacando investimentos relativos ao desenvolvimento dos projectos de Gás, tais como, Mozambique LNG na Área 1 e Rovuma LNG na Área 4 da Bacia do Rovuma, suspensos na sequência da declaração de força maior pela Total, em Maio de 2021.

À TotalEnergies, o Instituto Nacional de Petróleos apelou para que retome às suas actividades o mais breve possível, sublinhando que a situação de segurança em Cabo Delgado já apresenta níveis de segurança consideráveis e consistentes, pelo que o pior passou.

O Pelouro de Desenvolvimento Institucional e Empresarial do INP apontou, ainda, “o importante papel a ser desempenhado pelas concessionárias das Áreas 1 e 4 da Bacia do Rovuma, na industrialização e desenvolvimento da região”.

A entidade reguladora das operações petrolíferas reassumiu também o compromisso em maximizar a janela de oportunidades que os recursos representam para o país e fez saber que “decorre neste momento o processo de clarificação dos termos do modelo de contrato com as companhias vencedoras do Sexto Concurso de Concessão de Áreas para Pesquisa e Produção de Hidrocarbonetos, com vista a assinatura dos respectivos contratos de concessão, que poderá ocorrer nos próximos meses”.

Relacionado  Triton Minerals Angaria 8,47 milhões USD para finalizar projecto de grafite

Estas informações foram partilhadas durante a  Conferência de Energia e Indústria (MEIS), que decorreu, semana passada, na província de Cabo Delgado. A mesma vai acontecer na cidade de Maputo entre os dias 6 e 8 de Junho corrente.

O seu principal objectivo é reflectir sobre como transformar Moçambique de um produtor de recursos naturais para um pólo energético e industrial. O evento é organizado pela Associação Moçambicana de Conteúdo Local (ACLM).

Texto: Profile

Créditos: INP e o Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui