A iniciativa, orçada em 300 milhões de meticais (cerca de 4,7 milhões de dólares), visa assegurar a transferência de tecnologia de manutenção de pontes para Moçambique, nomeadamente aos técnicos da Administração Nacional de Estradas (ANE) e consultores e empreiteiros envolvidos na prestação e manutenção de estradas e pontes do país.
O projeto envolve uma avaliação exaustiva do estado das pontes, com vista à conceção do tipo de intervenção mais adequado.
A primeira fase vai abranger as cerca de 200 pontes entre a Ponta de Ouro, na província de Maputo, e Sunati, na província de Cabo Delgado, no norte.
O plano geral foi anunciado em Maputo pelo especialista em pontes japonês Takahashi Massamune, que será responsável por liderar o projeto de quatro anos.
“O projeto visa conceber um sistema integrado de gestão e manutenção de pontes através da criação de uma base de dados completa, para ajudar o setor na tomada de decisões”, disse. “Isto irá aumentar a capacidade da ANE para intervir eficazmente nas pontes.”
Takahashi Massamune explicou que se espera que o projecto prolongue a vida útil das pontes moçambicanas, muitas das quais construídas na época colonial.
“A maioria das pontes moçambicanas só precisa de reabilitação e manutenção adequadas para maximizar a sua vida útil. O levantamento vai facilitar a elaboração de um plano orçamental para a sua reabilitação e construção de novas pontes em Moçambique”, acrescentou.
Além da manutenção de pontes, a ANE e a JICA já estão em parceria na construção e manutenção de outras infra-estruturas, entre as quais a melhoria de cerca de 600 quilómetros de estradas nacionais nas províncias de Nampula e Niassa, no norte do país.
Este projeto conjunto do governo prevê ainda o intercâmbio de técnicos e conhecimentos entre os dois países no que diz respeito à reabilitação e construção de pontes e estradas, área em que o Japão tem uma vasta experiência teórica e prática.
Uma iniciativa piloto vai examinar e reabilitar duas pontes em Magude e Incoluane, nas províncias de Maputo e Gaza respectivamente.
Massamune observou que a maioria das pontes moçambicanas foi construída há mais de 50 anos e nunca sofreu grandes manutenções, o que pode reduzir a sua vida útil. A iniciativa também inclui um componente de colaboração para empresas privadas e universidades.
Moçambique tem um total de 1.297 pontes, das quais 194 ao longo da Estrada Nacional Número Um.