Segunda-feira, Abril 29, 2024
spot_img

Kenmare aumenta lucros em 23 por cento no primeiro semestre de 2023

A Kenmare opera a Mina de Minerais de Titânio Moma, província de Nampula, no norte de Moçambique e os seus produtos são utilizados em produtos como tintas, plásticos e ladrilhos cerâmicos.

A receita semestral da empresa aumentou 23 por cento para 242,9 milhões de dólares americanos contra 197,3 milhões no mesmo período do ano passado, enquanto seus lucros antes dos impostos aumentaram 13 por cento, para 77,5 milhões face a 68,6 milhões do mesmo período de 2022.

A Kenmare refere que a produção, no primeiro semestre do ano, foi inferior às suas expectativas, principalmente devido a um forte raio no primeiro trimestre de 2023 e seu impacto prolongado.

Contrariamente, a produção no início do segundo semestre de 2023 foi forte, apoiada por teores mais altos, melhores recuperações de concentrado de minerais pesados ​​(HMC) e aumento de toneladas extraídas.

Ambiente de preços favorável para a empresa

A firma observou que os preços da ilmenita ficaram estáveis ​​nos primeiros seis meses de 2023. Mas o mercado de pigmentos de titânio está mais lento na segunda metade do ano, já que a demanda subjacente na China não se recuperou tão rapidamente quanto o esperado.

A Kenmare aponta que as condições macroeconómicas globais também estão a afectar a demanda por zircônio, com os preços spot ficando abaixo dos preços contratados.

Michael Carvill, director-gerente da Kenmare, disse que bons preços de produtos e fortes volumes de remessa no primeiro semestre do ano geraram receitas recordes.

“O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização aumentou 6 por cento, enquanto o lucro após impostos aumentou para 67,8 milhões de dólares. Estamos a aumentar o nosso dividendo intermediário em 59% para 17,5 por acção, de acordo com nossa política de manter o pagamento de dividendos”, acrescentou.

A Kenmare reportou uma produção de Concentrado de Minerais Pesados ​​de 633.900 toneladas no primeiro semestre de 2023, uma queda de 14 por cento em comparação com as 738.300 toneladas no mesmo período do ano passado.

Sua produção total de produtos acabados atingiu 472,6 mil toneladas, uma queda de 10 por cento em relação às 550,7 mil toneladas do primeiro semestre de 2022, como resultado da menor produção de HMC.

Os embarques totais totalizaram 556.800 toneladas, um aumento em torno de 31 por cento sobre as 424.300 toneladas embarcadas no ano passado, devido à redução do “stock” de produtos acabados.

Entrevistas Relacionadas

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...

Conteúdo Local: Sector privado colabora com o Governo na definiçao dos valores mínimos

No seguimento dos encontros com os Ministros das áreas...

MozParks: Investir em Moçambique é investir no futuro da juventude

Desde 2018, a MozParks tem liderado esforços para abordar...