Home Notícias Economia Kruger Park opõe-se a uma nova rota para os Portos de Moçambique

Kruger Park opõe-se a uma nova rota para os Portos de Moçambique

A maior reserva de vida selvagem da África do Sul e algumas empresas locais estão a opor-se aos planos para um novo posto fronteiriço operado por privados, apenas para camiões, com o objectivo de acelerar as exportações de minerais para os portos do vizinho Moçambique.

A The Logistics Co., detida indirectamente pela African Infrastructure Investment Managers da Old Mutual Ltd., planeia abrir uma nova rota em Komatipoort, a principal travessia terrestre da África do Sul em direcção a Maputo. O empreendimento situar-se-á no limite sudeste do Parque Nacional Kruger, mais perto da reserva do que a atual travessia.

A Logistics Co. pretende construir, ainda, uma área de estacionamento nos arredores de Komatipoort, que terá instalações de imigração e alfândegas e melhorar as estradas de cascalho existentes que os camiões utilizarão para seguir para um terminal ferroviário que construiu no lado moçambicano da fronteira.

“As nossas preocupações prendem-se com o impacto negativo que esta proposta terá no ambiente, na biodiversidade e na área protegida do Parque Nacional Kruger”, disse Isaac Phaahla, porta-voz da reserva, por correio electrónico. O parque apresentou as suas preocupações no âmbito do processo de avaliação do impacto ambiental, acrescentou.

Acredita-se que o novo posto fronteiriço proposto ajudaria a aliviar a pressão sobre a paragem existente, onde uma fila de camiões que transportam minério de ferro, crómio e carvão pode estender-se por 30 quilómetros (19 milhas).

De acordo com o portal Mining, o congestionamento trouxe o caos à cidade de Komatipoort, uma vez que os camiões pressionam cada vez mais o corredor.

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