Home Notícias Energia País atinge pico de 100 megawatts de geração de energia eléctrica

País atinge pico de 100 megawatts de geração de energia eléctrica

O país alcançou 100 megawatts, fasquia que é vista como o pico da sua capacidade de geração de energia eléctrica, com a instalação de três centrais fotovoltaicas, nas províncias de Niassa, Sofala e Zambézia. A infornação foi partilhada pelo Presidente da República Filipe Nyusi que se necontrava de visita à província do Niassa

Filipe Nyusi garantiu que com aquelas fontes de energias renováveis, Moçambique está a passos largos na geração de energias ambientalmente aceitáveis.

Falando na cidade de Cuamba, na inauguração da central eléctrica de Tetereane, Nyusi explicou que para colmatar o défice, o país lançou o programa de leilão de energias renováveis, PROLER, com o intuito de reforçar e diversificar a capacidade de geração de energia eléctrica.

O objectivo é de concretizar o plasmado no Programa Quinquenal, de gerar 600 megawatts de energia, que ao mesmo alarga o uso de fontes renováveis, prevendo tarifas sustentáveis para a Electricidade de Moçambique, EDM, como tomador da energia.

O embaixador da Noruega em Moçambique disse que o país está na linha de frente no uso de energias renováveis, ao nível da região austral de África.

“A inauguração da Central solar de Cuamba é prelúdio de uma era de acesso global a energias limpas e a sistemas transformadas de energia. As nossas nações estão comprometidas em maximizar o seu potencial energético para servir o futuro. A Noruega está determinada em continuar a sua parceria com Moçambique”- disse o Embaixador da Noruega em Moçambique.

A governadora do Niassa, Judite Massangele, é expectante quanto a contribuição da central eléctrica de Tetereane na economia do distrito, da província e do país, em geral.

A construção da central eléctrica de Tetereane, em Cuamba, custou 36 milhões e 200 mil dólares e vai elevar a capacidade de fornecimento de energia às províncias do Niassa, Nampula e Cabo Delgado

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version