A Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) atribuiu à EuroAtlantic a responsabilidade pelos recentes problemas na operação dos voos entre Maputo e Lisboa. Em um comunicado enviado à agência de notícias Lusa nesta Segunda-feira, 15 de Janeiro, a companhia aérea moçambicana alega que a EuroAtlantic não efectuou o pagamento do aluguel da aeronave, levando ao cancelamento do voo no último Sábado.
Segundo a LAM, momentos antes do embarque dos passageiros em Lisboa, a empresa foi informada de que a EuroAtlantic não havia pago o proprietário da aeronave utilizada, resultando na ordem de não utilização da mesma. Em resposta a essa situação, a LAM afirmou ter feito todos os esforços para realizar o voo, que acabou sendo concretizado no Domingo, 14 de Janeiro, utilizando uma aeronave de outro operador.
A EuroAtlantic, parceira da LAM na retomada da rota entre Maputo e Lisboa após um hiato de 12 anos, ainda não se pronunciou sobre o assunto, apesar das tentativas de contacto da Lusa. Diante dessa situação, a transportadora estatal moçambicana providenciou alojamento para os passageiros afectados e concedeu reembolsos àqueles que optaram por não continuar no voo.
A rota Maputo-Lisboa, retomada pela LAM em 12 de Dezembro, é operada por um Boeing 777 com 302 lugares, em uma parceria com a EuroAtlantic. Esta rota faz parte do plano de revitalização da LAM, após a gestão da empresa ter sido assumida pela sul-africana Fly Modern Ark (FMA) em abril do ano passado para um processo de reestruturação.
O retorno da LAM aos voos para Lisboa é um passo importante para a companhia, mas os recentes contratempos ressaltam os desafios enfrentados no processo de revitalização e expansão das operações. A empresa continua comprometida em oferecer serviços de qualidade e retomar sua posição no mercado aéreo internacional.