Quinta-feira, Maio 2, 2024
spot_img

Linhas Aéreas de Moçambique reduz dívida em 61,6 milhões de dólares

Quando a Fly Modern Ark assumiu a gestão da companhia aérea estatal, em abril, a LAM tinha uma dívida estimada em cerca de 300 milhões de dólares, segundo dados fornecidos na altura.

“No que diz respeito à reestruturação da dívida, neste momento, passados três meses, conseguimos reduzir a dívida em 61,6 milhões de dólares ”, confirmou Sérgio Matos, representante da FMA, em conferência de imprensa em Maputo.

Sérgio Matos disse que a diminuição dos encargos com os credores resultou de “lançamentos correctos das transacções, de acordo com as normas internacionais de contabilidade, as práticas contabilísticas geralmente aceites e as orientações contabilísticas do Tesouro Nacional”.

Deve-se também à compensação de dívidas contra devedores, num total de 23 milhões de dólares, acrescentou Matos.

O gestor revelou que a LAM está em negociações com o fabricante Boeing para o reembolso de 23 milhões de dólares resultantes do pré-pagamento de um novo avião que nunca foi entregue à transportadora moçambicana.

Aumento do número de passageiros foi favorável

Nos últimos três meses, a LAM registou um aumento de 24 por cento no número de passageiros transportados, para mais de 56 mil, e aumentou as receitas de voo em 10 por cento, para 671 milhões de meticais (quase 10 milhões de euros).

O aumento deveu-se ao incremento de sete para 10 aviões ao serviço da companhia e à redução de 30 por cento no preço dos bilhetes em seis das nove rotas domésticas que opera, prosseguiu.

O número de voos também cresceu de 911 em Março, um mês antes da tomada de posse da actual administração, para 1047 em julho, um aumento de 15 por cento em três meses.

Novos itinerários nacionais e internacionais

As três novas rotas internacionais e as rotas interprovinciais também contribuíram para o desempenho positivo alcançado desde abril.

Apesar de a LAM ter saído da insolvência, a transportadora precisa de mais aviões para assegurar uma operação que lhe permita pagar a sua elevada dívida e gerar lucros, observou o gestor.

A Fly Modern Ark afirma que conseguiu que a LAM cumprisse os requisitos de manutenção da sua frota impostos pela regulamentação internacional e contivesse os custos inerentes a este serviço.

Entrevistas Relacionadas

Mulheres moçambicanas reconhecidas por contribuições notáveis em diversas áreas

A cidade de Maputo foi palco do evento Women...

Governo analisa proposta de aumento de salário mínimo

O salário mínimo em Moçambique, actualmente em 4791 meticais,...

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Sasol registou um aumento de 8% na produção de gás em Moçambique

A Sasol, empresa petroquímica com acções na bolsa de...