Sexta-feira, Julho 12, 2024
spot_img

Lançada proposta de plano director para a aviação do país para o período de 2025 a 2037

A Autoridade de Aviação Civil de Moçambique (IACM) lançou uma proposta de plano director para o sistema de aviação do país para o período de 2025 a 2037, com o objectivo de aproveitar as oportunidades para a aviação na região da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

O plano, financiado pelo Banco Mundial, tem um orçamento de 380 milhões de dólares, no âmbito do Projeto de Comércio e Conectividade da África Austral para o desenvolvimento do corredor de Beira, na província central de Sofala, e do corredor de Nacala, na província nortenha de Nampula.

Segundo a mídia local, o projecto também visa reduzir os custos de comércio e transporte e aumentar o investimento privado ao longo dos corredores, beneficiando Malawi e Moçambique.

Segundo o presidente da IACM, João de Abreu, este documento de planejamento estratégico de longo prazo é crucial para o país alcançar os níveis desejados de desenvolvimento do setor de aviação civil, levando em consideração que Moçambique é membro da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO).

“O plano director irá desenvolver uma estratégia para a reforma gradual do setor de aviação civil que irá levar à implementação de políticas, leis e regulamentos de aviação civil sólidos, bem como programas, metodologias, processos e projetos para garantir a capacitação, segurança/facilitação, eficiência e regularidade do transporte aéreo, em pleno cumprimento das Normas e Práticas Recomendadas pela ICAO”, afirmou de Abreu.

Ele afirmou que o plano diretor é fundamental para garantir que o estado moçambicano esteja pronto para desenvolver e enfrentar desafios no sector de transporte nos próximos 15 anos.

O plano diretor será desenvolvido pela empresa tunisiana Ideaconsult International e pela portuguesa Engenharia, Ambiente e Planeamento, Lda. (AERO.IN)

Entrevistas Relacionadas

MPDC lança concurso EPC para o projecto de expansão do terminal de contentores do Porto de Maputo

A Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC)...

Moçambique e Zâmbia projectam portos secos

Moçambique, Zâmbia e Malawi poderão construir, nos próximos dias,...

Porto da Beira atinge números recordes no manuseamento de cargas

Foram manuseados no Porto da Beira, de Janeiro a...

Porto de Pemba será reabilitado pelo consórcio PBT, LTD

O Porto de Pemba será reabilitado. Para o efeito,...