Segunda-feira, Abril 15, 2024
spot_img

Lucas Kim: “A exportação de GNL vai acelerar o desenvolvimento de Moçambique”

O evento promove anualmente o desenvolvimento de conteúdos locais, através de uma conferência e exposição de alta visibilidade que melhora o desenvolvimento das PMEs e do empreendedorismo no país, bem como a partilha de actualizações sobre regulamentos e informações sobre oportunidades de apoio financeiro disponíveis para as empresas em fase de arranque em Moçambique.

É neste contexto que o representante da Samsung Heavy Industries, Lucas Kim, partilhou, em entrevista, a importância da relação entre Moçambique e a Coreia   do Sul, o impacto desta relação para ambos e futuros projectos.

A Samsung Heavy Industries construiu e entregou com sucesso a plataforma de produção de gás natural do projecto Coral Sul. Concorda que a embarcação impactou o país, criando mais oportunidades?

Claro. O Coral FLNG cria mais oportunidades de desenvolvimento para Moçambique, pois consegue a liquefação de gás de 3,4 milhões de toneladas por ano. Assim que a primeira exportação de GNL for alcançada até final deste ano em Moçambique, este grande marco pode ser um ponto de partida para criar e acelerar investimentos e desenvolvimento em Moçambique.

Que outras áreas pretende a Samsung em Moçambique e no continente africano?

Com base na conclusão bem-sucedida do Coral Sul FLNG com forte parceria entre Governo, concessionárias e parceiros do consórcio, a SHI procura explorar negócios futuros em Moçambique como provedor de soluções para FLNG, incluindo Nearshore, visando um novo futuro com o Melhor Petróleo e Empresa de EPC de Gás com uma instalação de classe Mundial (SHI-MCI FZE Yard) na Nigéria.

A Samsung Heavy Industries é um dos principais patrocinadores do Mozambique Gas & Energy Summit 2022. Quais são as expectativas da Samsung?

A SHI acabou de começar a trabalhar em Moçambique, mas é uma das três grandes empresas de construção naval e construção de plantas offshore no mundo. A SHI desenvolveu muita tecnologia para vários produtos, incluindo FLNG offshore, FLNG nearshore, FPSO, etc, e pretende mostrar tipos de tecnologias e desenvolvimento no sector de petróleo e gás através do Mozambique Gas & Energy Summit..

Existe algum projecto específico em andamento que gostava de partilhar?

Lembro-me que o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, visitou o estaleiro SHI, Coreia, em Novembro de 2021, para a cerimónia de partida do Coral Sul FLNG. O Presidente da Coreia, Jae-In Moon, também participou com o Presidente Nyusi nesta cerimónia. Pelo que entendi, foi a primeira vez que celebramos o evento de partida com dois presidentes.

Isso significa que o Coral FLNG é um projecto bastante significativo tanto para o país quanto para o sector de petróleo e gás. 25 Jovens engenheiros moçambicanos representando o futuro de Moçambique estiveram na Coreia SHI Yard por 6 meses para treinamento em 2019 e 2020, e muitos deles trabalharam para a Coral South FLNG Projects, incluindo estagiários contratados.

A SHI em parceria com o consórcio TEN & JCG, contribuiu para a comunidade local através de actividades de responsabilidade empresarial, como o fornecimento de bicicletas e livros a Escola Secundária de Ocua na região de Cabo Delgado.

spot_img

Próximos Eventos

Partilhe:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias Relacionadas

Diogo Pereira: “No livro, sugerimos abordagens regulatórias e estratégias para o sector financeiro moçambicano”

Diogo Pereira Duarte, sócio da Abreu Advogados, membro da...

Ana Zara: “Assumimos o compromisso com a inovação e a excelência bancária em Moçambique”

O marketing desempenha um papel fundamental no sector empresarial,...

Matt Davis: “Queremos investir em 50 startups tecnológicas em toda África”

No meio de uma onda de novos fundos no...

Notícias e Eventos

Artigos mais recentes

AMOMIF: Procedimentos incorrectos nas discussões sobre salário mínimo prejudicam IMF

A AMOMIF (Associação Moçambicana de Operadores de Microfinanças) vai participar nas negociações relativas à concertação social e fixação de salário mínimo, que iniciaram, sexta-feira,...

Japão e SAPP firmam parceria para desenvolver energias renováveis na África Austral

A Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) e o...

Mono e Mastercard firmam parceria para revolucionar pagamentos digitais em África

A Mono Technologies Nigeria Limited, líder em infra-estrutura bancária...

Rand sul-africano se fortalece antes de dados de inflação dos EUA

O rand sul-africano fortaleceu-se à frente dos dados de...

Parceria entre LAM e TAAG amplia voos entre Moçambique e Angola

A parceria entre as instituições de aviação moçambicana e...

Kenmare Resources prepara-se para aumento na produção após queda no primeiro trimestre

A Kenmare Resources, empresa que explora a mina de...

Desenvolvimentos recentes na economia doméstica e perspectivas a curto prazo

O relatório divulgado pelo Banco de Moçambique, mostra os...