Home Notícias Banca Lucro do Standard Bank cresce 17,3% no primeiro semestre

Lucro do Standard Bank cresce 17,3% no primeiro semestre

O lucro do Standard Bank Moçambique, um dos três maiores bancos do país, aumentou 17,3% no primeiro semestre, para quase 3,8 mil milhões de meticais, contra os 3,2 mil milhões de meticais registados em igual período do ano passado.

Segundo as demonstrações financeiras consultadas pela agência Lusa, o Standard Bank Moçambique apresentava um activo total de quase 150,8 mil milhões de meticais, contra os 156,4 mil milhões de meticais, neste caso em 31 de Dezembro de 2022.

“Já o passivo total fechou o primeiro semestre deste ano nos 118,9 mil milhões de meticais – nomeadamente 109 mil milhões de meticais em depósitos de clientes –, o que compara com os 122,4 mil milhões no final de 2022”, lê-se no documento.

Na semana passada, o Standard Bank Moçambique foi readmitido no Mercado Cambial Interbancário (MCI), dois anos após a sua suspensão pelo Banco de Moçambique (BdM).

O Standard Bank Moçambique é um banco privado constituído em 1967, com sede em Maputo, mas cuja actividade no País data de 1894. Tem como empresa-mãe e accionista maioritário o Stanbic Africa Holdings Limited, um banco de investimento constituído no Reino Unido que detém uma participação equivalente a 98,15% do capital social.

Por sua vez, o Stanbic Africa Holdings Limited é uma entidade integralmente detida pelo Standard Bank Group, um banco de investimento constituído na África do Sul. Os restantes 1,85% do capital da sucursal de Moçambique são detidos por accionistas minoritários.

O Standard Bank Moçambique tem por objecto social a realização de actividades de banca comercial e de investimentos, banca de retalho e a prestação de serviços afins, explica a instituição.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version