Home Notícias Economia AT quer igualdade de tratamento nas mercadorias em trânsito na SADC

AT quer igualdade de tratamento nas mercadorias em trânsito na SADC

Moçambique quer igualdade de tratamento das mercadorias em trânsito nos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), com vista a garantir a plena circulação e competitividade das mercadorias entre os Estados com acesso directo ao mar e os do interior.

A vontade foi manifestada por Amido Abdala, director da região centro da Autoridade Tributária de Moçambique (AT), durante um workshop da SADC realizado na cidade da Beira, província de Sofala, sobre o Regulamento de Garantia de Trânsito Aduaneiro Regional (RCTG).

Abdala disse que o encontro não deve ser apenas a convergência de actores unidos pela mesma causa, mas uma oportunidade de troca de experiências, socialização e debate de ideias que sustentam a circulação desenfreada de mercadorias na região.

O evento foi promovido para fortalecer a capacidade das administrações para actuarem com relevância no fluxo de mercadorias a nível regional, continental e global, através da implementação dos vários protocolos comerciais da SADC, bem como para reforçar a cooperação e gestão orientada para uma melhoria de resultados no país e na região.

Moçambique é uma importante porta de entrada de mercadorias para vários países vizinhos, dada a sua localização privilegiada que lhe confere capacidades de manuseamento de cargas atravês dos seus portos.

O clamor de Moçambique em igualdade de abordagem no âmbito de mercadorias em trânsito poderá possibilitar ao país uma projecção económica neste sector, a avaliar as suas vantagens geográficas.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version