Home Notícias Economia Mais de 13 mil viajantes entraram no país com isenção de visto...

Mais de 13 mil viajantes entraram no país com isenção de visto desde Maio

Mais de 13 mil cidadãos estrangeiros entraram em Moçambique ao abrigo da medida de isenção de vistos introduzida em Maio passado, a grande maioria  foi de turistas. A informação foi partilhada pela ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula.

De acordo com Materural, dos vistos concedidos nas fronteiras, mais de 10 mil foram de viajantes que entraram em Moçambique com o objectivo de fazer turismo e os restantes 3 mil para negócios.

“Este é um sinal claro de que as medidas governamentais estão a ter efeito na dinamização do sector. Com estas medidas, temos claramente um novo padrão de turistas, com as nacionalidades americana, britânica, portuguesa, chinesa e alemã a destacarem-se”, afirmou a ministra.

Eldevina Materula foi um dos passageiros, no domingo, do primeiro voo das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) de Joanesburgo para Vilankulo, ponto turístico de Inhambane que é actualmente considerado o principal destino de lazer em Moçambique.

“O regresso das Linhas Aéreas de Moçambique a esta rota é oportuno, dada a sua relevância na cadeia de valor para a consolidação e promoção do turismo nacional, e dado que a sua intervenção melhora as perspectivas de envolvimento e dinamização de mais actores moçambicanos no turismo”.

Com 700 quilómetros de costa, a província de Inhambane tem 789 empreendimentos turísticos, segundo dados apresentados pela ministra, que empregam  cerca de 7 mil trabalhadores, contribuindo com cerca de 10 por cento de um total de 8.154 empreendimentos e 70.718 trabalhadores do sector a nível nacional.

Em 2022, o sector do turismo em Moçambique arrecadou mais 81,2 por cento em receitas do que no ano anterior e só Inhambane “recebeu 197.054 turistas”, representando 22,4 por cento do total do país.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version