O Instituto de Supervisão de Seguros de Moçambique (ISSM) apresentou o Relatório Anual sobre a Actividade Seguradora em 2019, aos operadores do mercado, em cumprimento do estabelecido no Estatuto Orgânico deste Instituto.

O evento foi virtual, em observância das medidas de prevenção da Covid-19, e realizou-se, no dia 29 de Setembro de 2020, na cidade de Maputo, tendo tomado parte cerca de 50 participantes.

A reunião foi dirigida pela Directora de Estudos, Estatística e Cooperação no ISSM, Francelina Sitoe, tendo sido discutidas matérias relativas à evolução do mercado segurador, defesa do mercado e protecção do consumidor.

No Relatório do Mercado de 2019 foi introduzido o detalhe da produção de seguros e respectivos capitais seguros em resposta a solicitação do mercado de ver alguns ramos com maior peso desagregados e por outro lado, mostrar o que o mercado assumiu em termos de riscos para cada ramo.

Assim, o Relatório Anual sobre a Actividade Seguradora referente ao ano de 2019 destaca um crescimento de 21.2%, depois de ter se situado em 1%, em 2018, tendo a taxa de penetração de seguros na economia crescido em 0.19 pontos percentuais, situando- se em 1.67%.

Relacionado  Fidelidade Ímpar alcança lucro líquido de mais de 583 milhões de meticais em 2022

O crescimento da produção global do sector foi sustentado pela evolução dos Prémios Brutos Emitidos (PBEs) nos dois segmentos do mercado, Vida e Não Vida, que cresceram em 27.5% e 20.3%, respectivamente. O resultado líquido do exercício situou-se em 1,575.7 milhões de Meticais, um aumento de 95.8 milhões de Meticais, comparativamente ao resultado líquido do exercício anterior.

A taxa de cobertura da margem de solvência da actividade seguradora situou-se em 484.3%, contra 410.5%, em 2018, o que revela que o nível de solvabilidade do mercado manteve-se adequado.

O volume das contribuições dos fundos de pensões complementares situou-se em 885.1 milhões de Meticais, revelando um aumento de 8.9% face ao ano de 2018, tendo o desempenho financeiro dos respectivos fundos atingido o montante de 1,397.1 milhões de Meticais, um aumento de 10.1% face a 2018.

No capítulo do atendimento ao consumidor, o ISSM recebeu 39 reclamações dos consumidores, mais 4, comparativamente ao ano de 2018.

Das 39 reclamações, 15 foram resolvidas por via da intervenção do ISSM, 6 encontravam-se em análise nas respectivas seguradoras, 10 foram recomendadas aos segurados a submeterem o assunto às instâncias judiciais competentes, e as restantes 8 em processo de conclusão de apreciação no ISSM.

Relacionado  Fidelidade Ímpar quer maior inclusão no acesso ao seguro

FONTEMercados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui