Quinta-feira, Julho 18, 2024
spot_img

Ministério dos Recursos Minerais e Energia propõe uso interno do gás da Bacia do Rovuma para impulsionar outros sectores

Durante um encontro com representantes do sector privado, o secretário permanente do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, António Manda, enfatizou a importância de direcionar parte dos recursos provenientes dos projetos de exploração de gás natural na bacia do Rovuma para atender às necessidades do mercado interno. Esta medida ganha destaque especialmente diante dos planos em discussão para a construção de uma segunda plataforma flutuante de extração de hidrocarbonetos.

Embora o projeto Coral Sul, até então responsável pela exploração na região, tenha se concentrado principalmente na exportação, Manda argumentou a favor da alocação de recursos para o desenvolvimento de projetos industriais locais, utilizando o gás como matéria-prima essencial. “Além de sua função na geração de energia, o gás natural pode ser utilizado na produção de diversos produtos, como amônia, ureia e metanol, impulsionando setores como agricultura, mineração, indústria e transporte”, destacou o secretário.

Ao considerar as reservas de gás como um impulsionador potencial para projetos de geração de energia, Manda sublinhou a importância de enfrentar os desafios da eletrificação nacional, especialmente em um contexto de transição energética. A diversificação da matriz energética, segundo ele, é urgente e crucial para garantir a sustentabilidade, eficiência e segurança energética do país.

Rudêncio Morais, administrador-executivo para o pelouro de Pesquisa e Produção na Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), destacou o impacto positivo do projeto Coral Sul no desenvolvimento da matriz energética nacional. Desde novembro de 2022, o projeto já realizou 58 carregamentos de exportação de gás natural liquefeito (GNL), com 18 deles ocorrendo somente este ano, impulsionando o setor energético do país.

Entrevistas Relacionadas

TotalEnergies assina acordo de segurança com empresa ruandesa para projecto em Cabo Delgado

Uma empresa de segurança apoiada pelo partido no poder...

Moçambique recebe investimento de $179 milhões dos EUA para energia renovável

Os Estados Unidos da América, por meio da US...

ENH certifica mais empresas para indústria do petróleo e gás

A Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), através do projecto...

 Demanda por petróleo pode atingir novos recordes em 2024, prevê EIA

A Administração de Informações sobre Energia dos Estados Unidos...