- Anúncio-

Mitsui ‘optimista’ sobre o reinício do projecto de GNL

Análise de Mercado

O chefe executivo da multinacional japonesa Mitsui expressou “optimismo” em relação ao projecto de gás natural da Área 1 no norte de Moçambique, congratulando-se com os progressos na restauração da segurança na região, disse uma fonte governamental em Wednesda

A fonte disse à Lusa que Motoyasu Nozaki expressou as suas expectativas numa reunião com o Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, como parte de uma visita a Moçambique para se encontrar com funcionários locais.

Motoyasu disse estar “muito encorajado com os últimos desenvolvimentos em Cabo Delgado”, referindo-se ao progresso na luta contra os “grupos terroristas” que assolam a província.

Uma paz duradoura e sustentável é fundamental para um ambiente favorável ao investimento e desenvolvimento socioeconómico na província, disse.

Motoyasu Nozaki disse que o restabelecimento da segurança deveria beneficiar também as comunidades que vivem nas áreas de implementação de projectos de gás natural e a população de Cabo Delgado em geral.

A companhia japonesa é um parceiro estratégico da companhia petrolífera francesa Total na Área 1 do projecto de exploração de gás natural liquefeito na bacia do Rovuma.

O consórcio foi forçado a suspender a sua operação após ataques armados a 24 de Março na aldeia de Palma, perto do desenvolvimento, que é o maior investimento privado em África.

A luta contra grupos armados em Cabo Delgado registou progressos significativos após a reconquista, no domingo, da cidade de Mocímboa da Praia, uma das principais cidades da província, numa operação conjunta das forças governamentais moçambicanas e ruandesas.

Na terça-feira, o comandante do exército moçambicano, Cristóvão Chume, disse que a força conjunta moçambicana e ruandesa está a destacar “missões de limpeza” através do distrito de Mocímboa da Praia.

- Anúncio-

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Anúncio-

Destaque

Presidente da ACIS incentiva as empresas a filiarem-se em associações

O Presidente da Associação de Comércio, Indústria e Serviços (ACIS) Luís Magaço Jr., encoraja os empresários a filiarem as...
- Anúncio-

More Articles Like This

- Advertisement -