google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Sábado, Julho 5, 2025
spot_img

Moçambique anuncia aumento da exportação de energia eléctrica para Zâmbia

A Electricidade de Moçambique (EDM) vai aumentar a quantidade de energia fornecida à congénere ZESCO, da Zâmbia, de 50 para 90 MegaWatts (MW), de acordo com um comunicado divulgado ontem (05) pela estatal eléctrica nacional.

Para o efeito, foi assinada na quinta-feira, em Lusaka, uma adenda ao contrato inicial com a ZESCO, celebrado há um ano em Luanda, para compra e venda de energia eléctrica à Zâmbia para suprir o défice energético que este país enfrenta devido à estiagem que afecta as suas barragens hidroeléctricas.

A emenda visa a extensão da validade do acordo e revisão dos termos comerciais, nomeadamente, o preço e volumes de energia eléctrica.

“Não só pretendemos transaccionar mais volumes de energia eléctrica, mas também estabelecer parcerias no sector, bem como gerar confiança necessária para melhorar as trocas comerciais”, explicou o PCA, citado em comunicado da EDM.

Na mesma ocasião, a estatal eléctrica moçambicana reafirmou que a empresa está em prontidão para suprir o défice de energia eléctrica que a Zâmbia vive neste momento, em virtude da estiagem que afecta as sua barragens hidroeléctricas e, por conseguinte, a capacidade de geração de energia.

Marcelino Alberto disse ainda que “à médio prazo deverá ser executada a Linha de Interligação a 400kV, entre Moçambique e Zâmbia, estando esta infra-estrutura na lista dos projectos prioritários para aprimorar as trocas comerciais directas de energia em grandes volumes entre os dois países, bem como para o mercado da SAPP (Southern African Power Pool)”.

Por seu turno, o Director Geral da ZESCO, enalteceu a forte parceria entre ambas empresas e o compromisso para reforçar a estabilidade e crescimento do sector eléctrico na região da SADC.

“A capacidade adicional contratada confere um esforço significativo para mitigar o défice de electricidade na Zâmbia, devendo a mesma colmatar o défice de fornecimento às cargas essenciais nos sectores de serviços e de produção”, sublinhou Mapani.

Noticias Relacionadas

HCB sob gestão exclusiva de moçambicanos

A gestão da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) empresa...

Moçambique beneficia de apoio de 43,6 milhões de dólares para reforço da energia verde

AfDB financia nova linha de transporte para escoar...

HCB Prepara expansão da capacidade de produção energética

Empresa Anuncia Estudos Técnicos para Responder à Crescente...

Conferência Internacional destaca modernização da HCB como alicerce para consolidar Moçambique como centro energético regional

Destaques Presidente da República aponta modernização da HCB como...