google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Sexta-feira, Julho 4, 2025
spot_img

Moçambique avança na transição energética com descoberta de novo poço de gás em Inhambane

Agostinho Vuma, presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), afirmou durante a cerimónia de abertura do Fórum de Negócios Moçambique-Itália que a exploração do gás pode impulsionar o crescimento da economia nacional, inicialmente com taxas entre 7% a 8% ao ano e, posteriormente, alcançar um crescimento de dois dígitos.

Esses números são fundamentais para o aumento do consumo, gastos públicos e investimentos, factores essenciais para a lucratividade empresarial. Para alcançar esses objectivos, Agostinho Vuma destacou que o país tem avançado em reformas cruciais para melhorar o ambiente de negócios.

Por sua vez, Marcelina Matavele, representante do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), enfatizou que os recursos naturais de Moçambique podem contribuir para os esforços globais de transição energética. O governo tem promovido investimentos na prospeção e pesquisa desses recursos para impulsionar o desenvolvimento.

O Fórum de Negócios Moçambique-Itália reuniu mais de 50 empresas italianas líderes no sector de energia, operando em Moçambique, África do Sul, e regiões asiáticas. O tema central do evento foi o sector de gás, economia circular e verde, abrangendo tópicos como biomassa, energia solar, hidrogénio e gestão de resíduos.

Noticias Relacionadas

Moçambique apela à TotalEnergies para levantar a cláusula de “Força Maior” sobre o projecto de GNL

O Presidente da República, Daniel Chapo, defendeu este domingo,...

Relatório coloca Moçambique entre os países Africanos com maior custo de Gasóleo

Moçambique figura entre os dez países africanos com os...

Instituto Nacional de Petróleo cancela concurso para aquisição de dados sísmicos

O Instituto Nacional de Petróleo (INP), instituição tutelada pelo...