Wednesday, March 25, 2026
spot_img

Moçambique avança na transição energética com descoberta de novo poço de gás em Inhambane

Agostinho Vuma, presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), afirmou durante a cerimónia de abertura do Fórum de Negócios Moçambique-Itália que a exploração do gás pode impulsionar o crescimento da economia nacional, inicialmente com taxas entre 7% a 8% ao ano e, posteriormente, alcançar um crescimento de dois dígitos.

Esses números são fundamentais para o aumento do consumo, gastos públicos e investimentos, factores essenciais para a lucratividade empresarial. Para alcançar esses objectivos, Agostinho Vuma destacou que o país tem avançado em reformas cruciais para melhorar o ambiente de negócios.

Por sua vez, Marcelina Matavele, representante do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), enfatizou que os recursos naturais de Moçambique podem contribuir para os esforços globais de transição energética. O governo tem promovido investimentos na prospeção e pesquisa desses recursos para impulsionar o desenvolvimento.

O Fórum de Negócios Moçambique-Itália reuniu mais de 50 empresas italianas líderes no sector de energia, operando em Moçambique, África do Sul, e regiões asiáticas. O tema central do evento foi o sector de gás, economia circular e verde, abrangendo tópicos como biomassa, energia solar, hidrogénio e gestão de resíduos.

Noticias Relacionadas

Empresas moçambicanas perdem contratos no Sector do Gás por falta de certificação e preparação, alerta Câmara de Energia

As empresas moçambicanas estão a perder oportunidades no sector...

ExxonMobil Rejeita ingerência da ENH nos contratos de obras preliminares do Rovuma LNG

A petrolífera norte-americana recusa qualquer papel operativo da empresa...

ROVUMA LNG: ExxonMobil aponta para a Decisão Final de Investimento ainda este ano

Depois de uma década de adiamentos, da pandemia ao...

TotalEnergies avança com expansão do acampamento de Afungi para 2.000 trabalhadores

A multinacional francesa TotalEnergies está a avançar com a...