Standard Bank prevê crescimento da economia em 3,4%

A inflação no país em Novembro foi de 0,99%, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), com base nos índices de preços ao consumidor para as três maiores cidades (Maputo, Nampula e Beira).

A inflação de Novembro deveu-se em grande parte ao aumento do preço dos combustíveis líquidos – 6,5 por cento para a gasolina e 4,6 por cento para o gasóleo.

Outros aumentos de preços médios significativos no mês foram para cocos (14,6 por cento), materiais para manutenção e reparação de habitações (10,5 por cento), veículos usados (2,7 por cento) e refeições de restaurante (0,7 por cento).

Mas os preços de vários outros bens caíram ao longo do mês, nomeadamente batatas (-10,2%), e detergente em pó (2,5%).

A inflação nos primeiros 11 meses do ano foi de 5,17 por cento. Os principais itens que contribuíram para os aumentos de preços foram as divisões de alimentos e bebidas não alcoólicas e transporte (nomeadamente os preços dos combustíveis).

A inflação anual (1 de Dezembro de 2020 a 30 de Novembro de 2021) foi de 6,77 por cento.

As três cidades não apresentavam todas a mesma taxa de inflação em Novembro. Os preços subiram 1,4 por cento em Maputo, mas apenas 0,53 por cento em Nampula, e 0,51 por cento na Beira.

FONTEClub of Mozambique

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui