O país poderá tornar-se uma referência mundial na produção da tilápia nos próximos cinco anos, disse o Chefe do Estado na Vila-sede de Chitima, Distrito de Cahora Bassa. Filipe Nyusi falava na cerimónia do lançamento do projecto de aquacultura de Pequena Escala, uma iniciativa presidencial que tem um suporte financeiro de quarenta e nove milhões de dólares norte-americanos.
De acordo com o Presidente da República, o Projecto de Desenvolvimento de Aquacultura de Pequena Escala vai por outro lado criar grandes oportunidades de negócios para piscicultores e outros intervenientes envolvidos na cadeia de valor da aquacultura
Na sua intervenção, Filipe Nyusi disse ainda que era necessário fazer-se uma gestão sustentável de recursos para que o projecto esteja virado para uma aquacultura comercial e sustentável.
Na ocasião, o Presidente da República esclareceu as razões deste projecto estar a ser implementado nas províncias das regiões Centro e Norte do país, com a excepção de Gaza, Inhambane e Maputo.
Refira-se que o Projecto de Desenvolvimento de Aquacultura de Pequena Escala conta com financiamento estratégico do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).