Home Notícias Economia Moçambique decresceu no índice de transparência

Moçambique decresceu no índice de transparência

Moçambique decresceu no índice de transparência

A última edição do relatório sobre corrupção, divulgado em 31 de Janeiro, traz más notícias. Segundo o documento, dois terços dos países, onde reside 80% da população mundial, apresentam pontuações abaixo de 50 no índice de transparência, revelando sérios problemas nesta área. Enquanto 28 países demonstraram melhorias, outros 34 pioraram consideravelmente. O crescimento dos regimes autoritários, juntamente com a diminuição da independência dos sistemas judiciais e dos mecanismos de controle governamental, são apontados como principais causas desse declínio.

Moçambique, neste cenário, ocupa a 145ª posição no ranking mundial da transparência. Na África Subsaariana, a situação é ainda mais alarmante, com 90% dos países pontuando abaixo de 50 e uma média regional de apenas 33. Enquanto as Ilhas Seychelles lideram a região com uma pontuação de 71, países como Guiné Equatorial, Sudão do Sul e Somália apresentam os resultados mais baixos, sem indícios de melhoria à vista.

Analisando a evolução no continente africano, destaca-se o desempenho positivo das Ilhas Seychelles, Tanzânia e Costa do Marfim, enquanto Libéria, Mali e Gabão registram uma queda acentuada nos últimos anos.

Quanto a Moçambique, o país viu sua pontuação no índice cair para 25, equivalente ao 145º lugar mundial e 36º lugar no continente africano. Esta queda de três posições em relação ao ano anterior indica uma inversão na tendência de melhoria observada desde 2019, após atingir sua pontuação mais baixa em 2018. Entre os países lusófonos, Moçambique se classifica abaixo de Cabo Verde, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Brasil e Angola, estando apenas à frente da Guiné-Bissau.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version