Terça-feira, Julho 15, 2025
spot_img

Moçambique e Argélia pretendem estabelecer parceria para o desenvolvimento do sector energético

Uma delegação moçambicana liderada pelo ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, está a realizar uma visita oficial de seis dias (de 26 a 31 de Maio) à República da Argélia. O objectivo principal desta visita é explorar as oportunidades de cooperação no sector energético entre os dois países, construindo sobre os acordos alcançados durante a estadia do chefe do Estado, Filipe Nyusi, na Argélia, em Fevereiro passado.

Segundo um comunicado divulgado nesta Terça-feira, 28 de Maio, pelo Club of Mozambique, a delegação moçambicana foi recebida em audiência pelo ministro da Energia e Minas da Argélia, Mohamed Arkab. Durante o encontro, Arkab enfatizou que esta reunião representa um passo significativo para promover relações bilaterais mais fortes e estimular interesses económicos conjuntos.

Durante os próximos dias, empresários e governantes de ambas as nações irão discutir e desenvolver parcerias no sector energético, seguindo o memorando de entendimento assinado em Fevereiro. Espera-se que a visita inclua discussões de alto nível e visitas locais às principais instalações energéticas e industriais, facilitando uma compreensão abrangente de potenciais empreendimentos colaborativos.

“A Argélia pretende expandir suas parcerias internacionais e alavancar a área da energia para impulsionar o desenvolvimento económico. Moçambique, com seu crescente setor energético e potencial económico, é visto como um parceiro estratégico neste esforço”, ressaltou o comunicado.

Esta iniciativa representa um marco importante na cooperação bilateral entre Moçambique e Argélia, com o potencial de impulsionar o desenvolvimento económico de ambos os países através de parcerias no sector energético.

Noticias Relacionadas

Moçambique avança para se tornar hub energético regional com refinaria de 240 000 bpd

Moçambique dá um passo decisivo na sua estratégia de...

Sul-africana Eskom comprou 66% da eletricidade da barragem moçambicana de Cahora Bassa

“Neste ano de 2025, além de implementar projetos de...

Governo autoriza EDM e HCB a subscreverem 30 % das acções da Hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa

Em reunião realizada na 24.ª sessão ordinária do Conselho...

Projecto de Central Eléctrica a Gás Natural em Nacala entra em Consulta Pública

O distrito de Nacala-Porto, na província de Nampula, prevê...