Home Notícias Economia Moçambique e República Checa vão incrementar trocas comerciais

Moçambique e República Checa vão incrementar trocas comerciais

Moçambique e a República Checa pretendem aumentar as trocas comerciais, cujo saldo negativo atingiu o nível mais baixo de sempre. A vontade foi manifestada ontem (07), pelos Chefes dos dois Estados, em Praga, capital do país da Europa Central.

Não há investimento privado de parte a parte ou exportação de produtos, bens e serviços e isso preocupa os presidentes dos dois países, como ficou claro, esta segunda-feira em conferência de imprensa conjunta entre Filipe Nyusi e Petr Pavel.

Filipe Nyusi, de visita à República Checa, disse que Moçambique possui muitas potencialidades que podem interessar aos empresários do país europeu.

De acordo com a Rádio Moçambique, durante a conferência de imprensa, no fim da reunião com o homólogo, Filipe Nyusi elogiou o sistema de transporte urbano checo, destacando que o mesmo pode servir de inspiração para minimizar o drama que se regista nas principais cidades moçambicanas.

Noutros desenvolvimentos e respondendo a uma pergunta sobre a posição de neutralidade assumida por Moçambique em relação à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o chefe de Estado reiterou que o fim do conflito passa pelo diálogo entre os beligerantes.

Ainda na segunda-feira,  Filipe Nyusi esteve reunido com a comunidade moçambicana na República Checa. Os presentes partilharam suas esperiências como estrangeiros naquele território. Alguns manifestaram interesse em retornar ao país de origem. Outros procuraram saber como é que poderiam importar as potencialidades de Moçambique para Checa.

No encontro, a comunidade moçambicana pediu ao Presidente da República para que se facilite o ambiente de negócios no país, no sentido de poderem transferir parte dos seus investimentos para Moçambique.

Em um vídeo publicado pela Televisão Pública de Moçambique (TVM), a Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX), que se faz presente na delegação presidencial, partilhou o quadro geral de negócios e oportunidades de Moçambique e que ambos países podem explorar.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version