Home Notícias Economia  Moçambique entra para o mercado de carbono rumo a economia sustentável

 Moçambique entra para o mercado de carbono rumo a economia sustentável

Moçambique pretende lançar o Plano de Ativação dos Mercados de Carbono, iniciativa que visa permitir a entrada do país nos mercados de carbono e desencadear oportunidades de crescimento económico e gestão ambiental. Para ofeito, o Governo estabeleceu uma parceria com a  Africa Carbon Market Initiative (ACMI).

Ao envolver-se nestes mercados, Moçambique pode contribuir proactivamente para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, promovendo soluções de energia renovável e atraindo investimentos alinhados com os objetivos ambientais, segundo avança a Further Africa.

A parceria com a ACMI na concepção e implementação de iniciativas de mercado de carbono globalmente vai permitir que Moçambique construir e consolidar uma economia de baixo carbono, numa altura em que o combate às mudanças climáticas é uma prioridade.

O Plano de Ativação dos Mercados de Carbono abrange vários objectivos principais. Em primeiro lugar, a ACMI fornecerá assistência técnica abrangente para aumentar a capacidade das instituições governamentais, órgãos reguladores e partes interessadas do sector privado de Moçambique.

Essa colaboraçã permitirá que eles entendam, implementem e participem efetivamente dos mercados de carbono.

Além disso, a ACMI trabalhará em estreita colaboração com o Governo de Moçambique para desenvolver uma política robusta e um quadro regulamentar que se alinhe com as melhores práticas internacionais. Essa estrutura fornecerá directrizes claras para os participantes do mercado, garantindo transparência, responsabilidade e adesão a rígidos padrões ambientais.

 

 

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Exit mobile version