Quinta-feira, Julho 18, 2024
spot_img

Moçambique importou cerca de 1,1 Milhões de dólares em automóveis por dia em 2023

Dados recentes divulgados pelo Banco de Moçambique (BdM) revelam que Moçambique importou quase 1,1 milhões de dólares em automóveis por dia ao longo de 2023, apontando para um crescimento em comparação aos anos anteriores. De acordo com um relatório estatístico do BdM, que compila informações dos três trimestres de 2023, o país importou um total de 314,2 milhões de dólares em veículos durante esse período.

Os números demonstram um aumento significativo nas importações de automóveis em Moçambique nos últimos anos. Em 2020, as importações alcançaram 253,8 milhões de dólares, subindo para 345,5 milhões de dólares no ano seguinte e atingindo 369,3 milhões de dólares em 2022, como consta no documento.

No primeiro trimestre de 2023, as importações de automóveis totalizaram 101,7 milhões de dólares, seguidas por 112,9 milhões de dólares no trimestre seguinte e 99,6 milhões de dólares no terceiro trimestre, de Julho a Setembro.

As importações de automóveis representaram mais de 20% do total de 1,5 mil milhões de dólares em importações de bens de consumo feitas por Moçambique nos primeiros nove meses de 2023, consolidando-se como um dos principais itens importados pelo país.

Globalmente, as importações de Moçambique, que incluem também bens intermédios, bens de capital e outros, alcançaram 6,5 mil milhões de dólares nos três trimestres de 2023. Em comparação, as importações totalizaram 13,3 mil milhões de dólares ao longo de 2022 e 7,9 mil milhões de dólares no ano anterior.

O aumento nas importações de automóveis pode reflectir uma demanda crescente por veículos no país, impulsionada pelo desenvolvimento económico e pelo aumento do poder de compra da população. A tendência também pode indicar uma maior disponibilidade de crédito para a compra de automóveis, bem como uma mudança nos padrões de consumo dos moçambicanos.

Entrevistas Relacionadas

Amantes da Liga dos Campeões vivem emoções da final em Maputo

A Liga dos Campeões da UEFA, a chamada liga...

Projecto PROMOVE Comércio e Ministério da Indústria e Comércio Capacitam Quadros em Conformidade de Padrões da UNIDO

O Projecto PROMOVE Comércio e Ministério da Indústria e...

Business EXPO, 26 de Abril de 2024

Business EXPO, um evento que destaca a diversidade e...

Agência do Zambeze investe 40 Milhões de meticais no programa piloto de produção orgânica

Decorreu esta terça-feira (20), na Agência do Zambeze actos...