google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Domingo, Julho 6, 2025
spot_img

Moçambique participa do 20º Fórum da Lei de Crescimento e Oportunidades para África

A cidade sul-africana de Joanesburgo acolhe, de hoje a sábado, o vigésimo Fórum da Lei de Crescimento e Oportunidades para África (AGOA).

Trata-se de uma iniciativa comercial dos Estados Unidos da América, aprovada no ano dois mil, para aprofundar os laços comerciais com a África Subsahariana e ajudar os países africanos a desenvolver as suas economias.

Moçambique está presente neste Fórum através de uma delegação chefiada pelo Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, que chegou ontem á capital económica sul-africana.

Segundo o site da Rádio Moçambique, integram a delegação, os Embaixadores de Moçambique nos Estados Unidos e na África do Sul e um grupo de empresários das províncias de Nampula, Maputo e Sofala.

Oportunidades entre os países africanos

Até ao próximo sábado, o Fórum vai discutir vários temas, com destaque para o impacto económico e de desenvolvimento resultantes da aplicação da Lei do Crescimento e de Oportunidades e das cadeias de valor regionais que se formaram no continente africano.

Esta será a tónica do discurso de abertura, a ser proferido, esta sexta-feira, pelo presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, que vai abordar as prioridades e oportunidades partilhadas para tornar a Lei de Crescimento de Oportunidades para África mais transformadora.

Vários países africanos estão a pressionar para a prorrogação da iniciativa para além de dois mil e vinte e cinco. Há a convicção de que a extensão da iniciativa vai apoiar ainda mais a zona de comércio livre continental africana.

Um dos grandes destaques do Fórum será a realização da exposição “Made In Africa” , que vai apresentar as cadeias de valor regionais no continente africano. Cada país presente participa com cerca de dez empresas.

O vigésimo Fórum da Lei de Crescimento e Oportunidades para África vai decorrer sob o lema Parcerias para Construir um AGOA resiliente, sustentável e inclusivo para apoiar a economia em Desenvolvimento, Industrialização e Criação de Emprego de Qualidade.

Noticias Relacionadas

Moçambique entre os 10 países africanos com maior melhoria no Saldo Orçamental em 2025

Moçambique integra a lista das dez economias africanas que...

IDE em África cresce 75% e atinge novo recorde

O Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em África registou um...

Petromoc vende 20% de capital social a I2A

A empresa Petróleos de Moçambique (Petromoc) está autorizada a...

Liberalização gradual da conta capital deverá atrair mais de 88 mil milhões de meticais em divisas em 2025

Ministra Carla Louveira defende liberalização da conta capital...