Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024
spot_img

Moçambique participa do 20º Fórum da Lei de Crescimento e Oportunidades para África

A cidade sul-africana de Joanesburgo acolhe, de hoje a sábado, o vigésimo Fórum da Lei de Crescimento e Oportunidades para África (AGOA).

Trata-se de uma iniciativa comercial dos Estados Unidos da América, aprovada no ano dois mil, para aprofundar os laços comerciais com a África Subsahariana e ajudar os países africanos a desenvolver as suas economias.

Moçambique está presente neste Fórum através de uma delegação chefiada pelo Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, que chegou ontem á capital económica sul-africana.

Segundo o site da Rádio Moçambique, integram a delegação, os Embaixadores de Moçambique nos Estados Unidos e na África do Sul e um grupo de empresários das províncias de Nampula, Maputo e Sofala.

Oportunidades entre os países africanos

Até ao próximo sábado, o Fórum vai discutir vários temas, com destaque para o impacto económico e de desenvolvimento resultantes da aplicação da Lei do Crescimento e de Oportunidades e das cadeias de valor regionais que se formaram no continente africano.

Esta será a tónica do discurso de abertura, a ser proferido, esta sexta-feira, pelo presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, que vai abordar as prioridades e oportunidades partilhadas para tornar a Lei de Crescimento de Oportunidades para África mais transformadora.

Vários países africanos estão a pressionar para a prorrogação da iniciativa para além de dois mil e vinte e cinco. Há a convicção de que a extensão da iniciativa vai apoiar ainda mais a zona de comércio livre continental africana.

Um dos grandes destaques do Fórum será a realização da exposição “Made In Africa” , que vai apresentar as cadeias de valor regionais no continente africano. Cada país presente participa com cerca de dez empresas.

O vigésimo Fórum da Lei de Crescimento e Oportunidades para África vai decorrer sob o lema Parcerias para Construir um AGOA resiliente, sustentável e inclusivo para apoiar a economia em Desenvolvimento, Industrialização e Criação de Emprego de Qualidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe:

spot_imgspot_img

Mais Lidas

Notícias Relacionadas
Notícias Relacionadas

Economia moçambicana cresceu 5% em 2023, impulsionada por indústria, turismo e agricultura

O Governo de Moçambique anunciou que o crescimento económico...

Autoridade Tributária: receitas cresceram 113,43% em 9 anos.

A Presidente da Autoridade Tributária (AT), Amélia Muendane, liderou...

Crédito à economia em Moçambique mantém tendência decrescente

O crédito concedido pelas instituições financeiras à economia moçambicana...

Taxa de juro de referência para crédito mantém-se em 23,50% em Fevereiro

A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) anunciou que a...