Terça-feira, Agosto 26, 2025
spot_img

Moçambique perde 125 milhões por mês devido ao contrabando de madeiras

O contrabando de madeira na província de Cabo Delgado tem sido uma fonte de rendimento ilegal, gerando perdas ao pais de cerca de 125 milhões de meticais por mês, segundo informações recentes. Este comércio ilegal tem impactos devastadores no ambiente e na economia local, sendo uma das preocupações das autoridades.

Paralelamente, há um esforço para capacitar pequenas e médias empresas em três províncias do país – Cabo Delgado, Nampula e Tete – em gestão e iniciativa pessoal. Acredita-se que estas empresas possam oferecer serviços nos mega-projectos de extracção de recursos naturais nessas regiões.

Na cidade de Tete, teve início o projecto piloto Conecta Negócios, financiado pelo Banco Mundial, com a participação de sessenta empresas de vários sectores. Este projecto visa eliminar as barreiras que muitas empresas nacionais enfrentam ao tentar fornecer serviços para os mega-projectos.

Espera-se que esta iniciativa não só capacite as empresas locais, mas também contribua para reduzir a dependência do contrabando de madeira e promova um desenvolvimento económico mais sustentável em Cabo Delgado e nas províncias vizinhas.

Noticias Relacionadas

Assinados contratos das primeiras 3 garantias do Fundo de Garantia Mutuária

No âmbito da realização, em Ricatla, Distrito de Marracuene,...

Governo lança Fundo de Garantias Mutuárias num valor de 40 milhões de dólares

Foi lançado, o Fundo de Garantias Mutuárias, em Ricatla,...

TICAD-9 aponta Moçambique como beneficiário directo de investimentos em transporte, energia e conectividade digital

O sector de infra-estruturas em Moçambique será um dos...

Trinta países confirmam presença na FACIM-2025

Preparativos da exposição estão em 90 por cento Pelo...