Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
spot_img

Moçambique prevê atingir um crescimento de 5,5% do PIB em 2024

Moçambique tem como meta atingir um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 5,5% em 2024, segundo informações do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em um cenário global de incertezas, o FMI estima uma taxa de crescimento económico global em torno de 2,9% para o mesmo período, reflectindo uma leve redução em relação ao ano anterior, influenciada por condições monetárias globais mais apertadas, elevados níveis de inflação e os persistentes efeitos do conflito entre Rússia e Ucrânia.

No contexto moçambicano, a projecção de crescimento de 5,5% em 2024 é resultante do desempenho positivo esperado nos sectores da indústria extractiva, agricultura e transportes. Assegurando uma política monetária prudente e conservadora, espera-se que a inflação média anual permaneça abaixo de um dígito, mantendo-se em 7,0%.

Os principais pressupostos macroeconómicos delineados no Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) 2024 incluem:

i) Atingir um crescimento do PIB de 5,5%; ii) Manter a taxa de inflação média anual em cerca de 7,0%; iii) Alcançar o valor de USD 9.703,0 milhões em exportações de bens; iv) Constituir reservas internacionais líquidas (RIL) no valor de USD 2.235,0 milhões, correspondente a 3 meses de cobertura das importações de bens e serviços não factoriais, excluindo os mega-projectos.

Visando sustentar a consolidação fiscal e melhorar os parâmetros de sustentabilidade da dívida pública no médio prazo, o PESOE 2024 mantém uma abordagem restritiva da política orçamental. Isso se traduz em uma redução estimada de cerca de 0,5 pontos percentuais no nível de despesa total em relação ao PIB.

A melhoria da sustentabilidade fiscal a médio prazo é vista como uma medida crucial para salvaguardar a estabilidade macroeconómica e permitir um crescimento gradual e sustentável. Apesar dos desafios globais, Moçambique demonstra resiliência ao adoptar estratégias financeiras prudentes para enfrentar as incertezas económicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Partilhe:

spot_imgspot_img

Mais Lidas

Notícias Relacionadas
Notícias Relacionadas

Economia moçambicana cresceu 5% em 2023, impulsionada por indústria, turismo e agricultura

O Governo de Moçambique anunciou que o crescimento económico...

Autoridade Tributária: receitas cresceram 113,43% em 9 anos.

A Presidente da Autoridade Tributária (AT), Amélia Muendane, liderou...

Crédito à economia em Moçambique mantém tendência decrescente

O crédito concedido pelas instituições financeiras à economia moçambicana...

Taxa de juro de referência para crédito mantém-se em 23,50% em Fevereiro

A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) anunciou que a...