Sexta-feira, Julho 19, 2024
spot_img

Moçambique prevê atingir um crescimento de 5,5% do PIB em 2024

Moçambique tem como meta atingir um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 5,5% em 2024, segundo informações do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em um cenário global de incertezas, o FMI estima uma taxa de crescimento económico global em torno de 2,9% para o mesmo período, reflectindo uma leve redução em relação ao ano anterior, influenciada por condições monetárias globais mais apertadas, elevados níveis de inflação e os persistentes efeitos do conflito entre Rússia e Ucrânia.

No contexto moçambicano, a projecção de crescimento de 5,5% em 2024 é resultante do desempenho positivo esperado nos sectores da indústria extractiva, agricultura e transportes. Assegurando uma política monetária prudente e conservadora, espera-se que a inflação média anual permaneça abaixo de um dígito, mantendo-se em 7,0%.

Os principais pressupostos macroeconómicos delineados no Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) 2024 incluem:

i) Atingir um crescimento do PIB de 5,5%; ii) Manter a taxa de inflação média anual em cerca de 7,0%; iii) Alcançar o valor de USD 9.703,0 milhões em exportações de bens; iv) Constituir reservas internacionais líquidas (RIL) no valor de USD 2.235,0 milhões, correspondente a 3 meses de cobertura das importações de bens e serviços não factoriais, excluindo os mega-projectos.

Visando sustentar a consolidação fiscal e melhorar os parâmetros de sustentabilidade da dívida pública no médio prazo, o PESOE 2024 mantém uma abordagem restritiva da política orçamental. Isso se traduz em uma redução estimada de cerca de 0,5 pontos percentuais no nível de despesa total em relação ao PIB.

A melhoria da sustentabilidade fiscal a médio prazo é vista como uma medida crucial para salvaguardar a estabilidade macroeconómica e permitir um crescimento gradual e sustentável. Apesar dos desafios globais, Moçambique demonstra resiliência ao adoptar estratégias financeiras prudentes para enfrentar as incertezas económicas.

Entrevistas Relacionadas

Empresários defendem ajustes no PAE para impulsionar economia moçambicana

O Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE) foi...

Veja as implicações dos novos acordos de dívidas ocultas para Moçambique

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revelou nesta Quarta-feira (17)...

FMI ajusta a previsão do crescimento da economia mundial para 3,3% em 2025

O Fundo Monetário Internacional (FMI) ajustou ligeiramente para cima...

BdM: Dinheiro a circular aumenta para 62,7 Mil Milhões de Meticais em Maio

O dinheiro físico a circular em Moçambique aumentou 8,5% em...