google-site-verification: google4dbefa4932e28bfe.html
Terça-feira, Junho 17, 2025
spot_img

Nampula: Haiyu Mining pagou em impostos mais de 300 milhões de meticais nos últimos cinco anos

A mineradora chinesa Haiyu Mozambique Mining, que explora as areias pesadas no distrito de Angoche, província de Nampula, pagou, nos últimos cinco anos, mais de 300 milhões de meticais através de pagamentos de impostos ao Estado moçambicano.

Segundo dados avançados pelo representante da mineradora, Augusto Basílio, aquando da apresentação do relatório das actividades, no mesmo período, a companhia produziu um total de 747 619 toneladas de areias pesadas.

Citado numa publicação do portal Ikweli, a fonte, sem avançar detalhes, revelou que o volume de produção em 2024 foi de 174 278 toneladas contra 145 500 no ano de 2023, tendo contribuído para os cofres do Estado cerca de 113,4 milhões de meticais em 2024.

Durante a apresentação do informe, Basílio partilhou que a extração é feita a céu aberto, uma vez que foram identificados depósitos de rochas em profundidades relativamente pequenas em relação à superfície.  “Esse método de extração de minerais não requer a perfuração de túneis, que caracterizam a mineração subterrânea.”

Noticias Relacionadas

Ruby Mining denuncia venda de rubis ilegais aos turistas na cidade de Pemba

A empresa Montepuez Ruby Mining (MRM), que opera no...

Gemfields divulga indicadores de contribuição fiscal das suas operações em Moçambique e Zâmbia

A empresa britânica Gemfields revelou os dados actualizados do...

Syrah Resources retoma produção de grafite em Balama após longos meses de paralisação

A mineradora australiana Syrah Resources, que explora uma mina...