Segunda-feira, Abril 29, 2024
spot_img

Nampula pretende produzir mais de 200 mil toneladas de peixe em cativeiro

O Governo de Nampula projecta um aumento na produção de peixe em cativeiro para este ano, com estimativas de atingir cerca de 288 mil toneladas, em comparação com as 134 mil toneladas do ano anterior. A produção total de pescado, incluindo métodos artesanais, industriais e de pequena escala, está prevista para chegar a cerca de 388 mil toneladas, sendo que 100 mil toneladas virão da pesca artesanal, um aumento notável em relação às 97 mil toneladas registradas no ano passado.

Este crescimento é atribuído à implementação bem-sucedida do Projecto de Desenvolvimento da Aquacultura em Pequena Escala (PRODAPE), conduzido pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas e Aquacultura. O projecto visa contribuir para a redução da pobreza e melhorar a segurança alimentar e nutricional, especialmente entre famílias rurais e crianças, abrangendo 23 distritos nas regiões central e Norte do país.

A implementação do projecto está em curso em três distritos da província, nomeadamente Larde, Mossuril e Ribáuè, onde a produção já é considerada notável, embora ainda não tenha começado a exportação para os mercados do interior do país.

Alda Salia, delegada da PRODAPE, destacou que, “além da produção de peixes em cativeiro ao longo da costa, existe também a produção de algas no distrito de Memba, com mercado na província da Zambézia”. Ela salientou que o objectivo do sector é expandir a produção para exportação para outros países, embora o projecto esteja actualmente limitado a três distritos.

Entrevistas Relacionadas

Missão do FMI pretende avaliar a situação económica no país

O Fundo Monetário Internacional (FMI) realizará no próximo mês...

Moçambique e Angola propõem maior participação do sector privado para impulsionar relações económicas

Os Governos de Moçambique e Angola defenderam, nesta Terça-feira...

CTA procura expandir relação comercial com Portugal

A Confederação das Associações Económicas (CTA) expressou nesta o...

Relatório mostra que Banco Mundial detém 29% da dívida externa de Moçambique

Segundo o relatório sobre a dívida pública de 2023...