Quarta-feira, Maio 22, 2024
spot_img

Nokia alcança lucro de 463 milhões de euros

A Nokia revelou que teve lucro de 463 milhões de euros no terceiro trimestre deste ano, contra um resultado positivo de 305 milhões de euros no mesmo trimestre do ano anterior.

O lucro do fabricante nórdico de telemóveis e equipamento para a rede fixa saíram acima das previsões dos analistas o que foi justificado pela multinacional com o aumento das vendas de tecnologia 5G (quinta geração de redes móveis) a preços reduzidos.

No entanto, a Nokia alertou para a escassez global de semicondutores que fez com que as perspectivas do mercado sejam “nebulosas”, podendo mesmo comprometer o
crescimento.

A empresa, com sede em Espoo, na Finlândia, afirmou ainda que as vendas aumentaram 2% no trimestre em análise, para 5.400 milhões de euros. O presidente executivo, Pekka
Lundmark, considerou que os resultados do terceiro trimestre mostram que a empresa “teve outro grande trimestre” impulsionada por investimentos em tecnologia 5G.

No entanto, realçou que a incerteza em torno dos semicondutores limitou “as perspetivas de crescimento para o quarto trimestre e até para o próximo ano”.

“Poderíamos ter crescido mais rápido (no terceiro trimestre) se houvesse suficientes componentes disponíveis”, disse Lundmark numa conferência por vídeo com os
jornalistas, acrescentando que a Nokia estava a trabalhar em “estreita colaboração” com os
fornecedores e clientes para resolver o problema do fornecimento de semicondutores.

O gestor prometeu tornar a Nokia no líder mundial em 5G – a nova geração de tecnologia de banda larga – mesmo que isso signifique sacrificar o lucro a curto prazo.

 

Entrevistas Relacionadas

ʺUm Olhar sobre os potenciais riscos de influência política nas decisões de política monetáriaʺ

A Lei Orgânica do Banco de Moçambique define como...

MOPHRH divulga oportunidades de investimento na N1

O Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos...

Já são conhecidas as 30 Mulheres mais influentes na COMARP, em Moçambique

Decorreu na última sexta-feira (10), em Maputo, a Conferência...

Governo apresenta estratégias para acelerar a transição energética

O Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias,...